Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
24/05/2023 às 20:56 - há XX semanas | Autor: Agência Brasil

ESPORTES

Basquete: alvo de racismo na Espanha, Yago Mateus enaltece Vini Jr

Atleta da seleção sofreu insultos no início do ano em jogo da Euroliga

Yago atua no basquete alemão, pelo Ratiopharm Ulm
Yago atua no basquete alemão, pelo Ratiopharm Ulm -

Um brasileiro ofendido por conta da cor da pele, na Espanha, durante o exercício da profissão. Poderia ser um dos vários episódios de racismo pelos quais o atacante Vinícius Júnior passou ao longo desta temporada, mas a vítima é outra - e o esporte também. Trata-se de Yago Mateus, armador da seleção masculina de basquete, chamado de "macaco" durante um jogo da Euroliga, no início do ano.

Yago atua no basquete alemão, pelo Ratiopharm Ulm. Em fevereiro, a equipe foi à Espanha para encarar o Joventut Badalona, pelo torneio continental. Em determinado momento, uma torcedora do time da casa grita "mono" (macaco em espanhol) para o ex-jogador de clubes como Flamengo e Paulistano, enquanto pessoas ao redor dão risada. O momento foi flagrado pelas imagens da transmissão de TV.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Yago Mateus (@yagomateus02)

"É uma coisa bem difícil. Eu, de primeira, não soube como agir, mas é algo que ficou na minha cabeça, no meu coração. Deu muita raiva pensar como pessoas podem fazer isso com outras, com insultos racistas, homofóbicos. Eu já tinha muita raiva e via com tristeza quando acontecia. Quando foi comigo, senti essa dor e não a desejo para ninguém", comentou Yago, em depoimento, por vídeo, à Agência Brasil.

Na ocasião, Vinícius Júnior foi uma das personalidades que prestou solidariedade a Yago. O próprio atacante já vinha sendo alvo constante de manifestações racistas em jogos do Campeonato Espanhol. Após o novo ataque ao jogador do Real Madrid, em duelo contra o Valência, o atleta da seleção de basquete publicou um longo texto no Instagram e enalteceu Vini Jr como uma "bandeira" do enfrentamento ao racismo no mundo.

"Apesar de ser nosso trabalho, nosso esporte, não é fingir que nada aconteceu, porque a gente já fingiu por muito tempo e deixou de falar por muito tempo. Nesses últimos tempos, não só eu, não só o Vini, estamos falando e mostrando ao mundo que [o racismo] não tem de acontecer e a repercussão está sendo gigantesca. Acho que é um caminho para podermos mudar. Isso não é esporte. Isso é crime", destacou Yago.

As ofensas contra Yago provocaram reações. O Joventud, em nota, afirmou, na ocasião, ter colocado as câmeras do ginásio à disposição das autoridades. A Associação de Jogadores da Euroliga disse que "tal comportamento não tem lugar no esporte ou na vida" e que esperava "medidas apropriadas" contra a torcedora. A responsável pelas ofensas foi proibida de assistir aos jogos da equipe espanhola.

"Tenho fé em Deus que tudo isso mudará, que as pessoas vão se respeitar e quem faça isso [racismo] realmente pague pelo crime que cometeu. Que não aconteça em estádio, nem na rua. Não é humano", concluiu o armador de 24 anos.

Assuntos relacionados

racismo vini jr Yago Mateus

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

racismo vini jr Yago Mateus

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

racismo vini jr Yago Mateus

Publicações Relacionadas

A tarde play
Yago atua no basquete alemão, pelo Ratiopharm Ulm
Play

"Aonde queremos chegar?", questiona Ceni após 9º triunfo na Série A

Yago atua no basquete alemão, pelo Ratiopharm Ulm
Play

Vídeo: Goleiro atingido por PM dentro de campo revela estar "abalado"

Yago atua no basquete alemão, pelo Ratiopharm Ulm
Play

Dentro de campo, goleiro leva tiro disparado por policial; assista

Yago atua no basquete alemão, pelo Ratiopharm Ulm
Play

VÍDEO: Darwin Núnez troca socos com torcedores na arquibancada

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA