COPA DO MUNDO FEMININA
Brasil é derrotado pela França por 2x1 e perde liderança do grupo F
Agora a Seleção brasileira jogará precisando de uma vitória no último jogo da fase de grupos
Por Beatriz Amorim
, Brasil enfrentou a seleção francesa na manhã deste sábado, 29, em partida válida pelo grupo F da Copa do Mundo feminina. Em um jogo marcado por erros de passes e nervosismo, principalmente no primeiro tempo, a seleção brasileira saiu derrotada do Brisbane Stadium por um placar de 2x1, e perderam liderança do grupo. Os gols foram marcados por Le Sommer e Renard e o Brasil diminuiu com Debinha. Com o resultado, a França mantém o tabu de jamais ter perdido para a seleção brasileira na modalidade feminina.
O jogo:
Em busca de cravar a classificação ainda nesta rodada, a seleção brasileira iniciou a partida estudando as adversárias e segurando o ritmo. A França, por sua vez, que precisava do resultado, mostrou toda a sua intensidade. A primeira oportunidade da equipe francesa ocorreu ainda nos 13 minutos, quando Le Sommer cabeceou no cantinho do gol, obrigando a goleira brasileira Letícia a fazer grande defesa. Com uma ofensividade unânime, a França não demorou para abrir o placar, 4 minutos após a primeira grande chance, Le Sommer chegou novamente de cabeça, desta vez, sem chance para a goleira Letícia. 1x0 França.
Após o gol tomado ainda no início, o Brasil pareceu acordar diante do grande confronto. A primeira chance brasileira veio aos 23 minutos, com grande jogada de Debinha, que desmontou a defesa francesa, Adriana recebeu livre dentro da área e finalizou por cima do gol, levando a torcida brasileira presente no Brisbane Stadium ao delírio. Apesar de conseguir chegar mais na área, a seleção ainda demonstrava nervosismo dentro de campo e executando diversos erros não forçados, fazendo exatamente o jogo que a seleção francesa gosta de fazer.
O decorrer do primeiro tempo favoreceu a França, que estava com o placar favorável e jogou a responsabilidade para o Brasil, que estava jogando pelo empate.
Na volta do Intervalo, o Brasil conseguiu equilibrar a partida, criando mais oportunidades e se defendendo melhor. E deu resultado! Aos 13 minutos, Kerolin tentou finalizar para o gol, que esbarrou na defesa francesa e sobrou pra Debinha, artilheira da Seleção da Era Pia, que dominou com categoria e chutou para o fundo da rede. 1x1.
Após o empate, a seleção brasileira repassou a responsabilidade para a França, que precisava ganhar para se tornar líder do grupo F. Nervosas, as francesas abriram espaço para o que Brasil pudesse jogar e trabalhar os passes, diferente do primeiro tempo, que errou nesse fundamento. Aos 29 minutos a seleção brasileira chegou com Kerolin, que recebeu um passe de Debinha, mas finalizou pela linha de fundo. Mesmo vivendo um bom momento no jogo, não soube aproveitar as oportunidades, e é aquele ditado: quem não faz, toma! Aos 38 minutos, em uma cobrança de escanteio, Wendie Renard, maior jogadora da França, recebeu a bola no segundo pau e cabeceou em direção do gol, voltando a liderança do grupo. 2x1.
Mesmo após mexida no finalzinho, entre elas a entrada da Marta, a seleção não conseguiu recuperar o gol tomado e saiu de campo com a sua primeira derrota na copa do Mundo feminina 2023.
Terceira rodada:
O próximo jogo do Brasil será na quarta-feira, 2, às 7h, no Melbourne Rectangular Stadium, contra a seleção da Jamaica em busca de carimbar a classificação para as oitavas de final da competição. Na última copa, Brasil e Jamaica também se encontraram na fase de grupos, com um resultado positivo para as brasileiras.
A França buscará garantir a primeira colocação do grupo contra o Panamá, também na quarta-feira, às 7h.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes