Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
25/03/2023 às 5:30 | Autor: Osvaldo Barreto

SELEÇÃO BRASILEIRA

Brasil enfrenta Marrocos após "ressaca" da Copa do Mundo

Brasil vive um novo ciclo comandado por Ramon Menezes

Em seu curto currículo como treinador, Ramon comandou apenas sete equipes
Em seu curto currículo como treinador, Ramon comandou apenas sete equipes -

Ainda com o torcedor "ressaqueado" com o pós-Copa do Mundo do Catar, o Brasil entra em campo, neste sábado, 25, para enfrentar a equipe do Marrocos, às 19h, no Estádio Ibn Batouta, em Tânger. De um lado a sensação da Copa do Mundo, o Marrocos que fez sua melhor campanha na história e alcançou a semifinal. Do outro lado, a Seleção Brasileira comandada pelo interino Ramon Menezes.

E é no banco de reservas que está uma das histórias mais interessantes do futebol brasileiro. Afinal, aos 50 anos, é difícil acreditar que Ramon Menezes esperava comandar a Seleção Brasileira de forma tão precoce. Em seu curto currículo como treinador, Ramon comandou apenas sete equipes e acumulou trabalhos bem questionáveis, tendo como principais pontos altos da carreira as passagens por Vasco e Vitória, mais pela grandeza dos times do que pelo desempenho na beira do campo.

A CBF

Convidado por Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ramon chegou à entidade em março de 2022, para comandar a equipe sub-20. Pelo lado dos críticos, muita desconfiança, tendo em vista os trabalhos ruins como técnico. Mas o "Reizinho da Toca", apelido que recebeu na primeira passagem como jogador pelo Vitória, correspondeu e foi campeão invicto do campeonato Sul-Americano, disputado na Colômbia.

O mundo do futebol as vezes não tem explicação e os envolvidos no maior esporte do mundo às vezes contam com a sorte e parece que ela ajudou Ramon Menezes. Após a Copa do Mundo, Tite deixou o comando do Brasil e a cúpula da entidade deseja contar com um treinador estrangeiro para o próximo ciclo. O primeiro nome da lista é Carlo Ancelloti, mas o torcedor tem o contrato com o Real Madrid até o final do ano e o presidente da CBF está disposto a esperar.

Assim, Ramon foi alçado a interino e agora é o quarto treinador que exerce esse papel na Seleção. Nos anos 90 e 2000, Candinho e Enersto Paulo comandaram o Brasil de forma interina. Fato que aconteceu novamente em 2008, quando o auxiliar Jorginho foi para beira do gramado comandar dois jogos do Brasil, devido a suspensão do treinador Dunga.

Ramon é inteligente e sabe que sua função é passageira. Entretanto, chamar atenção e conquistar resultado sólido pode alçar ele para novos voos dentro da entidade máxima do futebol.

NOVO CICLO

De fato, Ramon já deu inicio para o novo ciclo da Seleção Brasileira e apostou em uma convocação com muitas surpresas. A lista de convocados revela a reformulação idealizada pela CBF e o resultado disso é que mais da metade do elenco presente não esteve no Mundial de 2022.

Ao todo, 15 atletas que estavam no Catar não foram chamados, são eles: o goleiro Alisson, do Liverpool; o lateral-direito Danilo, da Juventus; e o atacante Raphinha, do Barcelona; o atacante Neymar, do PSG (machucado); o zagueiro Thiago Silva, do Chelseas (Machucado); o atacante Pedro (Flamengo); o volante Fred (Manchester United) e o lateral-esquerdo Alex Sandro (Juventus); o zagueiro Bremer (Juventus); os volantes Fabinho (Liverpool) e Bruno Guimarães (Newcastle); o meia Everton Ribeiro (Flamengo); o atacante Gabriel Martinelli (Arsenal); o atacante Gabriel Jesus, do Arsenal; e o lateral direito Daniel Alves que está preso na Espanha.

E existem os que estão tendo chance pela primeira vez: o goleiro Mycael, do CAP; o lateral direito Arthur, do América-MG; o zagueiro Robert Renan, do Zenit; os volantes André, do Fluminense, Andrey Santos, do Vasco da Gama e João Gomes, do Wolverhamptom; o meia Raphael Veiga, do Palmeiras; e os atacantes Rony, do Palmeiras, e Vitor Roque, do CAP.

FUTURO DE RAMON

A conquista de um Sul-Americano após 12 anos é um ponto muito positivo para Ramon e pode levá-lo a se tornar o auxiliar técnico do próximo treinador, a revelação foi feita pela Jovem Pan. Por enquanto, Ramon repete que é funcionário da CBF e que está disponível para realizar o que os dirigentes determinarem.

Por hora, Ramon Menezes tem oportunidade de apresentar um "novo Brasil" diante da grande surpresa da Copa do Mundo. Do outro lado, ele vai encontrar a Seleção africana com a mesma base da equipe que disputou a Copa do Mundo 2022, om destaque para o meia-atacante Ziyech e os meio-campistas Ounahi e Amrabat.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

amistoso brasil copa do mundo Interino Marrocos ramon menezes seleção brasileira

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Em seu curto currículo como treinador, Ramon comandou apenas sete equipes
Play

Entrevista que Maguila defendeu gays viraliza na web: "Nada contra"

Em seu curto currículo como treinador, Ramon comandou apenas sete equipes
Play

Popó ostenta carro 'indestrutível' avaliado em R$2 milhões; veja vídeo

Em seu curto currículo como treinador, Ramon comandou apenas sete equipes
Play

Ônibus com torcedores do Athletico é emboscado por santistas

Em seu curto currículo como treinador, Ramon comandou apenas sete equipes
Play

Torcedor do Fluminense agride grávida após discussão; veja o vídeo

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA