GUERRA NA UCRÂNIA
Brasileiros que jogam em Kiev desembarcam no Brasil
Maycon, Dodô, Pedrinho, Marlon e preparador físico Luciano Rosa fugiram da guerra com suas famílias
Os jogadores de futebol Maycon, Dodô, Pedrinho e Marlon, além do preparador físico Luciano Rosa, todos do Shakhtar Donetsk, desembarcaram no Brasil com suas famílias na manhã desta terça-feira, 1º. Apesar de levar Donetsk no nome, o Shakhtar manda seus jogos em Kiev, capital da Ucrânia, desde 2014, porque a cidade ao leste do país deixou de ser segura com o início do conflito com os russos na região naquele ano.
"Numa palavra não daria para definir esses últimos dias. Foi uma mistura de sentimentos, de terror, de medo. Depois uma sensação de alívio, de gratificação por poder sair e com todos bem - afirmou Maycon. "(A invasão russa) Pegou um pouco a gente de surpresa. Sabíamos do risco, mas tínhamos diversas informações e não acreditávamos que seria daquela forma. Maior tristeza foi porque tinha esposa, filho, pai e mãe comigo e não queria que eles passassem por isso. Mas graças a Deus saímos todos juntos".
Com os ataques realizados pela Rússia em diversas partes do país a partir da semana passada, inclusive em Kiev, um grande número de pessoas tem tentado fugir da Ucrânia por terra, já que o espaço aéreo está fechado.
Os jogadores, assim como muitos brasileiros, foram de trem para países fronteiriços à Ucrânia e de destes países pegaram um voo para o Brasil. Abalados emocionalmente, os jogadores não quiseram dizer se voltariam ou não a jogar na Ucrânia após o fim do conflito.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes