Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

UFC

Cannabis é retirada da lista de substâncias proibidas do antidoping

Substância não tem comprovação científica que melhora o desempenho dos atletas

Por Da Redação

25/01/2024 - 11:15 h
Jeff Novitzky, vice-presidente de saúde e performance do UFC
Jeff Novitzky, vice-presidente de saúde e performance do UFC -

O UFC (Ultimate Fighting Championship) divulgou a nova Política Antidoping da organização, que retirou a maconha (Cannabis sativa) da lista de substâncias proibidas no torneio. A mudança surgiu a partir da ausência de comprovação científica que o uso da planta melhora o desempenho esportivo do atleta que a usa. A Política entrou em vigor no dia 31 de dezembro e passou a ser aplicada neste mês.

Além disso, o uso da maconha não mascara a utilização de PED's (drogas de aumento de performance), essas que, sim, são proibidas pela organização. Desta forma, outras entidades e modalidades já pensam em seguir os passos do UFC, assim, extinguindo as punições para atletas que forem pegos utilizando da substância no testes antidoping.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

"O objetivo do UFC para a Política Antidoping é ser o melhor, mais eficaz e mais progressivo programa antidoping em todos os esportes profissionais. O UFC está orgulhoso dos avanços que fizemos com nosso programa antidoping nos últimos oito anos e continuaremos a manter um programa de testes de drogas administrado de forma independente, que garante que todos os atletas do UFC estejam competindo em circunstâncias justas e iguais", afirmou o diretor de negócios do UFC, Hunter Campbell.

Após anos, a parceria entre o UFC e a USADA (agência antidoping dos EUA) chegou ao fim. Assim, a responsabilidade dos exames antidoping passará para o Drug Free Sport International (DFSI), empresa privada especializada em controle antidopagem, que também se responsabiliza pela NFL e NBA.

Após a coleta, a análise dos testes seguirá para o Laboratório de Testes de Medicina Esportiva e Pesquisa (SMRTL), credenciado pela Agência Mundial Antidoping (WADA).

Na sequência, caso algum atleta seja pego utilizando substâncias proibidas, os julgamentos e sanções passarão pelo Combat Sports Anti-Doping (CSAD), que administra o novo programa de antidoping da organização.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

antidoping cannabis esporte maconha MMA UFC

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Jeff Novitzky, vice-presidente de saúde e performance do UFC
Play

VÍDEO: torcedores do Santos invadem CT e protestam pós goleada sofrida

Jeff Novitzky, vice-presidente de saúde e performance do UFC
Play

Carille se irrita com jornalista após ser confundido com Carpini

Jeff Novitzky, vice-presidente de saúde e performance do UFC
Play

Assista lances de Kauê Furquim, a joia que o Bahia 'roubou' do Corinthians

Jeff Novitzky, vice-presidente de saúde e performance do UFC
Play

Vídeo: tiros interrompem jogo do Mundial Sub-20 de Polo Aquático em Salvador

x