Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ESPORTES

CBVela faz seu planejamento para o Mundial de 2018 e mira mais vagas olímpicas

Paulo Favero | Estadão Conteúdo

Por Paulo Favero | Estadão Conteúdo

16/12/2017 - 7:55 h | Atualizada em 19/11/2021 - 8:36

A vela brasileira terá um ano muito importante em 2018. A maioria das vagas olímpicas para os Jogos de Tóquio será designada no Mundial de Aarhus, na Dinamarca, que começa no final de julho, e por isso o planejamento está sendo feito para que o Brasil consiga garantir o maior número de classes antecipadamente.

"A gente tem o Mundial em Aarhus, com todas as classes olímpicas juntas, como fazemos aqui na Copa Brasil de Vela. Esse evento é o principal de classificação para os Jogos Olímpicos", explica Torben Grael, coordenador técnico da equipe brasileira de vela e dono de cinco medalhas olímpicas.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Ele está em Ilhabela, no litoral norte paulista, onde dezenas de atletas participam da Copa Brasil de Vela, que serve de seletiva para a formação da seleção nacional nas classes que estão em disputa: Laser, RS:X, Laser Radial, Finn, 470 e 49er.

"No Mundial, em algumas classes vamos com chance de disputar o título, caso do Finn, da prancha à vela feminina e da 470 feminina. Essas classes a gente já sabe que temos um nível bastante legal, mas o maior objetivo em Aarhus é classificar o País para os Jogos de Tóquio no maior número possível de classes. Não é a última chance, mas a maioria das vagas é definida neste campeonato. Depois temos competições regionais e o restante das vagas no Mundial de 2019", continua Torben.

Desde já, a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) está traçando o planejamento de todo o ciclo olímpico, que inclui suporte aos atletas e apoio logístico para as competições. Muitos atletas costumam ter uma embarcação na Europa e outra no Brasil, pois o transporte é caro e complicado. Como a Olimpíada será em Tóquio, a ideia é ter barcos também na Ásia para treinamento.

Mas antes de pensar no Japão, Torben quer que a equipe brasileira faça um bom papel no Mundial na Dinamarca. "Eu não velejei em Aarhus, mas sei que é uma raia bem parecida com a de Kiel, onde velejei bastante. Por esse motivo, várias equipes nossas vão velejar na semana de Kiel, antes de Aarhus", comenta.

Experiente, o velejador conhece bem as características locais. "É um lugar frio, com pouca onda, pouca correnteza e muito influenciado pelas nuvens. Elas trazem chuva, aí aumenta a intensidade do vento de acordo com a posição das nuvens, então é muito dependente dessas condições, dos temporais. Apesar de ser verão, é um verão europeu, bem diferente do nosso", diz Torben.

Ele comenta que o último ciclo olímpico foi bem diferente e não pode servir de base, pois agora os recursos são menores. E brinca que a realidade atual é bem distinta de quando ele competia nos Jogos Olímpicos e lutava por pódios - Torben tem duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

"As pessoas da minha geração faziam tudo sozinhas, e a ajuda da confederação e do próprio COB era muito limitada. A gente acabou se virando sozinho, a maior parte das coisas, como patrocínio, equipamento e viagem, a gente que fazia. Inclusive o planejamento, a logística. Hoje é bastante diferente. Os atletas de alto nível têm treinador, apoio de logística com equipamento, e a gente ajuda em tudo que é possível."

Por isso, ele explica que, com o apoio, os atletas podem dedicar muito mais tempo à preparação, que é em um nível mais intenso do que era com as gerações anteriores. "Eles fazem mais competições, mais treinos, é muita dedicação, então é importante esse apoio da CBVela e do COB para eles neste momento", comenta.

Enquanto pensa no planejamento para o Mundial, Torben aproveita para ver de perto a nova geração em atuação na Copa Brasil de Vela. "Esse evento é super importante para inspirar a garotada."

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Chuva forte castiga gramado da Fonte Nova antes de jogo do Bahia

Play

Ex-Bahia vive temporada mágica e vira sensação em Israel

Play

Destaque da Série A enaltece Barradão: "Cantam do começo ao fim"

Play

Ancelotti elogia torcida do Vitória e "ambiente bonito" do Barradão

x