Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

OLIMPÍADA DE INVERNO

Cerimônia de abertura será mais tecnológica no Ninho

Cerimônia de Abertura das Olimpíadas começará às 20h, no horário da Bahia

Celso Lopez*

Por Celso Lopez*

04/02/2022 - 6:03 h | Atualizada em 04/02/2022 - 16:35

Os jogos Olímpicos de Inverno de Pequim terão início, oficialmente, nesta sexta-feira, 4. A Cerimônia de Abertura das Olimpíadas começará às 9h, no horário da Bahia, (20h no horário local), e contará com a presença de dois brasileiros como porta-bandeiras.

Jaqueline Mourão e Edson Bindilatti são, respectivamente, os brasileiros com maior número de participações em jogos de inverno e irão representar a bandeira verde e amarela na cerimônia.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A abertura e o encerramento dos Jogos também contarão com a presença do diretor de cinema chinês, Zhang Yimou. O cineasta é reconhecido pelo trabalho nos filmes “Lanternas Vermelhas”, “Herói” e “O clã das Adagas Voadoras”.

O evento de abertura acontecerá no Estádio Nacional de Pequim, o como “Ninho de Pássaro”. A ideia da cerimônia é passar uma sensação “etérea e romântica”, desmonstrando a beleza da natureza, humanidade e do esporte para passar confiança às pessoas em um mundo afetado pela pandemia do Covid-19, de acordo com a imprensa estatal chinesa. Para isso, haverá utilização de muitas tecnologias, mas poucas performances artísticas grandes.

Ainda na quinta, 3, algumas partidas de duplas mistas no curling foram disputadas: Suécia x Austrália, Canadá x Suíça e Itália x Noruega. Outros duelos foram além da madrugada. Alguns outros esportes irão invadir o dia nesta sexta: a patinação artística e o hóquei no gelo comandarão o show do dia.

Bem representado

O Brasil chegará nos Jogos de Inverno com grandes chances de ter seu melhor desempenho dentre todas as nove vezes que disputou o evento.

A delegação formada por 11 atletas tem um destaque, Nicole Silveira. Atleta de Skeleton, Nicole tem oito medalhas de Copa América e diversos resultados de top 10 em Mundiais. A melhor colocação que o Brasil já teve no esporte foi com Isabel Clarck, em Torino 2006, quando a esportista ficou em nono lugar no snowboard boardercross.

O presidente da Confederação Brasileira de Gelo (CBDG), Matheus Figueiredo, mostrou confiança ao falar dos possíveis resultados. “Ela fez um top 8 no evento teste na China em outubro, conhece tanto quanto as outras atletas do mundo a pista. Competição é competição. E os Jogos Olímpicos mudam um pouco em relação aos outros circuitos, são quatro e não duas descidas. E aí a experiência conta bastante porque você precisa performar quatro vezes sem erros. Nessas horas, os atletas experientes costumam se mostrar superiores”, comentou Matheus.

Para alcançar o recorde no resultado, o presidente usa como base os resultados de treinos e campeonatos anteriores da atleta.

“Ela teve uma evolução grande, aumentou a maturidade e tem potencial para isso. Nicole tem se mostrado bastante estável com resultados bastante robustos. E por isso eu acho que ela tem chance de estar no top 10 e conquistar o melhor resultado do Brasil na história. Jamais um atleta brasileiro chegou aos Jogos com resultados de top 10 sólidos como os dela durante a temporada de preparação”.

O Brasil já estreou nos Jogos na última quinta-feira, com Sabrina Cass de 19, no Moguls, modalidade do Esqui Estilo Livre. Ela ficou na 21º posição e voltará à pista no domingo, para segunda classificatória.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

VÍDEO: Jair Ventura comanda primeiro treinamento no Vitória

Play

Destaque! Veja lances de Kauê Furquim em Bahia x Ceará pelo Nordestão

Play

Raphinha acusa Disney de racismo contra filho pequeno: "Nojento"

Play

Vídeo: Cristiano Ronaldo se irrita com fã e toma atitude surpreendente

x