COPA DO MUNDO
Chile aponta irregularidades do Equador e pede vaga na Copa
Lateral equatoriano teria nascido na Colômbia e utilizado certidão de nascimento falsificada
Por Da Redação
A Federação de futebol do Chile (ANFP) entrou com uma ação na Fifa na última quarta-feira, 4, apontando irregularidades da seleção do Equador na escalação do lateral-direito Byron Castillo em partidas das Eliminatórias Sul-Americanas. De acordo com o Chile, o jogador usou uma certidão de nascimento falsa, com falsa declaração de idade e falsa nacionalidade.
"Entendemos, com base em todas as informações e documentos compilados, que os feitos são demasiado graves e devem ser investigados a fundo pela Fifa. Existem inúmeras provas de que o jogador nasceu na Colômbia, na cidade de Tumaco, no dia 25 de julho de 1995, e não em 10 de novembro de 1998, na cidade equatoriana de General Villamil Plavas", afirmou a federação chilena, em nota publicada nesta quinta-feira, 5.
Na denúncia enviada à Comissão de Disciplina da Fifa, o Chile pede que o Equador perca os pontos dos oito jogos das Eliminatórias Sul-Americanas que Castillo participou e que os adversários ganhem três pontos. Isso levaria a seleção chilena à Copa do Mundo de 2022, que será disputada no final do ano no Catar.
O pedido da ANFP para que os adversários ganhem os pontos é o que garantiria a sua seleção na Copa do Mundo. Isso porque o Chile terminou apenas na sétima posição, com 19 pontos, enquanto o Equador foi o quarto, com 26. Peru e Colômbia, que terminaram respectivamente em quarto e quinto lugar, não ganhariam pontos por não terem enfrentado o Equador com a presença do lateral.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes