ESPORTES
Clube histórico de Salvador, Leônico completa 80 anos
Por Da Redação
Um dos clubes mais tradicionais da Bahia, o Leônico completa 80 anos nesta sexta-feira, 3. O ‘Moleque Travesso’, como também é conhecido, foi campeão baiano em 1966, venceu um Torneio Quadrangular de Salvador e participou duas vezes das divisões de acesso do Campeonato Brasileiro.
Atualmente, o clube de Salvador não tem equipe profissional, mas investe nos mais de 120 atletas que compõem as categorias de base, sendo sub-14, sub-15, sub-17 e sub-20. A última se preparava desde o fim do ano passado para competir o campeonato baiano da categoria, mas, por conta da pandemia, a competição foi suspensa. Até o fim deste ano, o Leônico pretende ter equipe feminina e sub-23.
História do Moleque Travesso
Fundado em 3 de abril de 1940, por um jovem atleta do remo e jogador do Vitória, que depois atuou no Galícia. O clube entrou em campo por uma competição oficial em 1944, quando disputou a 3ª Divisão de Amadores, sendo vice-campeão. Apesar do resultado, a equipe subiu para a 2ª Divisão, isso porque o campeão Calouros, clube do Pau Miúdo, optou permanecer no seu bairro.
Entre 1945 e 1965, teve conquistas como campeão da 2ª divisão; campeão da 1ª divisão de Amadores, que era constituída pelos clubes da divisão de profissionais; campeão invicto do Torneio Início; e do Campeonato da 1ª divisão de Amadores.
Em 1966, o Moleque Travesso conquistou seu único título do campeonato baiano. A política do clube era trazer os jogadores de clubes maiores, como Bahia e Vitória, e sempre disputou para chegar nas primeiras colocações, se tornando duas vezes vice-campeão baiano e conseguindo vencer por diversas vezes o Torneio início da federação baiana.
O ponto alto da história do Leônico foram as disputas da primeira divisão do futebol brasileiro em 1967 (Taça Brasil) e 1985 (Taça de Ouro). Também disputou em 1979, a Taça de Prata equivalente à segunda divisão. O Leônico se tornou o terceiro time baiano no ranking da CBF em números de pontos entre os anos de 1966 a 1992. Após esse período, o clube deu sua primeira e grande parada, retornando em 2007 e parando novamente em 2014, quando disputou a Segunda Divisão do baiano e não conseguiu o retorno à elite no estado.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes