RESPOSTA À LIBRA
Clubes formam bloco para vender direitos de transmissão em conjunto
Reunião aconteceu nesta quarta e foi realizada na sede da CBF
Por Da Redação
Na manhã desta quarta-feira, 8, foi realizada uma reunião na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) onde um grupo composto por 25 clubes das Séries A e B do Brasileirão formalizaram um bloco para negociar direitos de transmissão em conjunto.
Visando uma forma de rebater o método adotado para criação da Libra, sigla para Liga do Futebol Brasileiro, o qual conciliou cerca de 13 times para criar uma liga capaz de organizar o Campeonato Brasileiro a partir de 2025.
“Hoje não existe uma liga para organizar o Campeonato Brasileiro. Por isso fundamos este grupo, para discutir o futebol brasileiro e negociar em conjunto. Não há boa vontade do lado da Libra. Com a Lei do Mandante, ninguém é mais do que ninguém”, disse Adson Batista, presidente do Atlético-GO.
A definição de formalizar este bloco se deu durante a reunião na sede da CBF. Os 23 clubes que não aderiram à Libra dizem que o maior conflito é a questão financeira dos direitos de transmissão da eventual liga.
Os clubes que formaram a Libra estabeleceram em linhas gerais que as receitas seriam divididas no esquema 40-30-30 (cerca de 40% de rateio igualitário, 30% por desempenho e 30% por audiência e engajamento).
Assessorado pelas empresas Live Mode e Alvarez e Marsal, o grupo dos 25 clubes prefere que a divisão seja 50-25-25 (que é o modelo adotado pela Premier League). Sendo assim, também há uma discordância sobre os critérios que determinam como o dinheiro referente a audiência deve ser dividido.
“Nós queremos ser um bloco que pensa no futebol brasileiro de maneira racional, e não radical, pensando principalmente num bom produto, numa grande liga futura. Precisa ter flexibilidade de todos os lados. Se for radical, vai ficar do mesmo jeito”, disse Adson Batista.
Pelo lado da Libra, se entende que os clubes deveriam primeiro se associar – como os 13 clubes fizeram- e depois discutir sobre a divisão de dinheiro e outros assuntos já dentro da estrutura.
Veja a seguir a lista dos integrantes de cada bloco:
Grupo fora da Libra - América-MG, Atlético-MG, Atlético-GO, Athletico-PR, Avaí, Brusque, Ceará, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, CSA, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional ,Juventude ,Londrina, Náutico, Operário, Sampaio Côrrea, Sport, Tombense, Vila Nova.
Integrantes da Libra - Botafogo, Bragantino, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Guarani, Ituano, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Santos, São Paulo e Vasco.
Obs: Dentre os 40 clubes das Séries A e B, apenas o Bahia e o Grêmio não se aliaram oficialmente a nenhum dos dois lados.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes