ESTÁTUA HUMANA
Conheça o torcedor que fica imóvel durante os 90 minutos de jogo
Kuka Muladinga homenageia Patrice Lumumba durante os jogos da República Democrática do Congo

Por Marina Branco

Quem vai a uma partida da República Democrática do Congo na Copa Africana das Nações, no Marrocos, pode testemunhar uma experiência única no mundo do futebol. Na torcida de sua seleção, um homem passa os 90 minutos de jogo imóvel nas arquibancadas, como uma estátua cheia de significado.
Torcedor da República Democrática do Congo, Kuka Muladinga fica imóvel para fazer uma homenagem carregada de simbolismo histórico. Vestido com um terno que remete às cores da bandeira congolesa, Muladinga representa Patrice Lumumba, primeiro-ministro do país em 1960 e uma das figuras centrais do processo de independência nacional.

Lumumba governou a então recém-independente nação africana por poucos meses, entre junho e setembro de 1960, antes de ser deposto. Em 1961, foi assassinado aos 35 anos em um episódio que, anos depois, teve envolvimento reconhecido de potências estrangeiras, como Estados Unidos e Bélgica, interessadas na instabilidade política e nas riquezas do país, sob a justificativa de uma suposta aproximação do líder com a antiga União Soviética.
A homenagem ganhou ainda mais visibilidade após a Confederação Africana de Futebol publicar um vídeo explicando a importância histórica de Lumumba e o significado do ato do torcedor.
Veja a explicação da Confederação:
"Inabaláveis diante de qualquer obstáculo, incansáveis na crença, essa é a essência dos torcedores da Copa Africana de Nações.
Uma homenagem viva a Patrice Lumumba
Com uma semelhança impressionante com Patrice Lumumba, o primeiro Primeiro-Ministro da República Democrática do Congo, este torcedor fanático se tornou um destaque em todos os jogos da República Democrática do Congo durante a CAN.
Conhecido simplesmente como Lumumba, ele permanece imóvel durante os 90 minutos, com um braço erguido, recriando a pose icônica do falecido líder, um poderoso símbolo da independência congolesa e do orgulho nacional.
Vestido com um terno nas cores da bandeira da República Democrática do Congo, sua performance cativou tanto o público nos estádios quanto os usuários das redes sociais em todo o mundo, transmitindo uma mensagem que vai muito além do futebol: uma homenagem viva a uma figura que moldou a história desta nação.
O nome de Patrice Lumumba permanece vivo em toda a África, gravado em suas ruas. Um símbolo da República Democrática do Congo e da história compartilhada da África".
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



