Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > esportes > COPA 2 DE JULHO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
02/07/2023 às 0:00 - há XX semanas | Autor: Lincoln Oriaj

13ª EDIÇÃO

Copa 2 de Julho consolida posição de principal torneio sub-15 do país

Competição faz homenagem à Independência da Bahia, que completa 200 anos em 2023

Ao todo, serão 257 equipes participam desde a fase regional, divididas por zonas, até a fase final, com a divisão dos grupos
Ao todo, serão 257 equipes participam desde a fase regional, divididas por zonas, até a fase final, com a divisão dos grupos -

A tradicional Copa 2 de Julho de futebol sub-15 chega à 13ª edição, em 2023, como um torneio de referência nas divisões de base do Brasil. Neste ano, a competição bate um recorde de times participantes. Ao todo, 257 equipes participam desde a fase regional, divididas por zonas, até a fase final, com a divisão dos grupos (confira a tabela abaixo).

Organizado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) - autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) - o campeonato é um dos maiores do país e conta com o apoio da Federação Baiana de Futebol (FBF), além das prefeituras dos municípios sedes.

Uma das novidades para a edição deste ano é o retorno da Seleção Brasileira, que já participou quatro vezes, conquistando, inclusive, um bicampeonato em 2009 e 2010, quando a competição ainda era realizada pela categoria sub-17. O objetivo da equipe comandada por Dudu Patetuci é se preparar para o Sul-Americano Sub-15, que acontece em novembro.

“Participar da Copa 2 de Julho, para nós, é uma honra e vai ser muito importante, porque vamos jogar contra equipes que vão exigir da gente um nível de competitividade alto”, disse Patetuci ao Portal A TARDE.

Treinador da Seleção sub-15, Dudu Patetuci
Treinador da Seleção sub-15, Dudu Patetuci | Foto: Marcos Valença | Ag. A TARDE

“Estamos indo para a 13ª edição, mais uma Copa 2 de Julho e a cada ano vai ficando melhor. Nós teremos esse ano a presença da Seleção Brasileira, que é um brilho a mais na Copa”, contou Sinval Vieira, coordenador de excelência esportiva da Sudesb.

A fase principal da Copa 2 de Julho tem início neste domingo, 2, e vai até o dia 13. Além da Seleção Brasileira, o torneio conta com a presença de grandes clubes do cenário nacional, como Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Ceará, Flamengo, Fortaleza, Palmeiras, Vitória, entre outros. Outra novidade deste ano é a participação do Bolívar, da Bolívia, que vai estrear contra a Seleção Brasileira.

“Estamos muito empolgados com o início da Copa 2 de Julho em um ano importante de celebração da data que nomeia o torneio. Podemos dizer que é uma das maiores competições de base do país pelo número e qualidade das equipes. Além dos vários jogadores que já disputaram uma Copa do Mundo e foram revelados aqui”, destacou Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb.

Titular da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães destaca a importância do envolvimento dos jovens ligados ao esporte.

"A Copa 2 de Julho é a maior competição sub-15 do país. Este ano, em especial, ano do bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, nós realizamos uma competição com mais de 250 equipes, contabilizando as fases regional, metropolitana e final. São mais de 7 mil atletas envolvidos, aqui computados os jogadores baianos e os convidados de outros estados. Somente da Bahia, são mais de seis mil estudantes de escolas públicas e privadas. É um envolvimento muito grande da juventude e está se constituindo uma marca do calendário do futebol das categorias de base nacional. Temos, este ano, inclusive, a presença da seleção brasileira sub-15, o que dá uma demonstração do prestígio que alcançou a Copa 2 de Julho, especialmente neste ano do bicentenário. Dá a dimensão dessa competição esportiva que está na agenda do futebol brasileiro", afirmou.

Delegação da Seleção desembarcou nesta semana em Salvador
Delegação da Seleção desembarcou nesta semana em Salvador | Foto: Marcos Valença | Ag. A TARDE

Fase regional

Inaugurada na edição do ano passado, a fase regional da Copa 2 de Julho é a oportunidade para equipes do interior do estado e projetos de iniciação no futebol disputarem o torneio e enfrentarem grandes adversários. Em 2022, o Canaã venceu a fase regional de Irecê e chegou até a grande decisão, conquistando o vice-campeonato diante do Bahia.

“A felicidade aumenta com o formato atual, que prestigia os diversos times do interior e conta com a participação da Seleção Brasileira e de grandes equipes do futebol nacional e internacional”, revelou Vicente Neto.

Para este ano, foram definidas 13 cidades-sede com mais de 200 cidades envolvidas. Ao todo, cerca de 6 mil garotos jogaram a fase regional, todos matriculados em seus respectivos municípios. Em Castro Alves, a prefeitura incentivou com uma bolsa para a manutenção da seleção local, e o objetivo foi alcançado, com a classificação para a fase principal.

Os campeões de cada zona foram: Ds Academy (Vitória da Conquista); Seleção de Castro Alves (Castro Alves); Seleção de Xique-Xique (Irecê); Itabuna (Ilhéus); Santa Rita (Barreiras); Seleção de Eunápolis (Porto Seguro); Meninos Felizes (Jacobina); Seleção de Dom Basílio (Caetité); Seleção de Ruy Barbosa (Ruy Barbosa); Seleção de Paulo Afonso (Ribeira do Pombal); Seleção de Barra (Ibotirama); Academia Zuarte (Riachão do Jacuípe); Seleção de Santo Sé (Filadélfia).

Equipes internacionais

Além do Bolívar, que neste ano é o único representante de fora do Brasil, outras equipes estrangeiras já participaram da Copa 2 de Julho. Em 2008, na segunda edição da competição, seis times internacionais desembarcaram na Bahia. América e Santos Laguna, do México; Atlético Maracaibo, da Venezuela; Oriente Petrolero, da Bolívia; Academia, do Canadá; e Ibiza, da Espanha.

Ao longo dos anos, outros times e seleções ao redor do mundo competiram na Copa 2 de Julho: Blooming, Destroyers, El Semillero, Torre Fuerte e Nuevo Horizonte, da Bolívia; The Village, dos EUA; Colo-Colo, do Chile; Academia de Futebol, de Angola; San Joaquim, da Colômbia; Stanford, da Inglaterra; e as seleções chilena e angolana.

Grandes jogadores

Alguns atletas do futebol brasileiro já desfilaram seu futebol pelos campos da Bahia na disputa da Copa 2 de Julho. Desde José Welison e Neílton, até Talisca e Vinícius Júnior jogaram uma das maiores competições de base do país.

“A 2 de Julho é quase uma passagem obrigatória para muitos atletas formados nos grandes clubes do Brasil. Tenho grandes e boas lembranças do ano que disputei. Quem tiver essa oportunidade, que aproveite, porque é um celeiro de talentos e sempre têm muitos olheiros acompanhando a competição”, disse Talisca, que jogou a edição de 2010.

“Tive a felicidade de participar da Copa 2 de Julho pelo Santos e chegar à final. Pena que não fomos campeões, perdemos para o São Paulo. O campeonato é muito bom de jogar e tem visibilidade. Para quem vai disputar, desejo sorte e conquista de coisas grandes na carreira”, afirmou Neílton, que foi vice-campeão em 2012.

Homenagens

Em comemoração aos 200 anos da Independência da Bahia, celebrada no dia 2 de julho, a competição preparou algumas homenagens. A baiana Maria Quitéria, ícone da resistência baiana contra os portugueses, inspirou a “Quiterinha”, mascote da Copa 2 de Julho.

Além disso, o troféu que será entregue ao time campeão também terá referências da brava guerreira que assumiu identidade masculina e se alistou no Batalhão dos Periquitos, que lutou na guerra da independência do Brasil.

Confira a tabela da Copa 2 de Julho em anexo:

Download
DOWNLOAD DOWNLOAD 373.73kb

Assuntos relacionados

Copa 2 de julho divisão de base Independência da Bahia Sub-15

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Copa 2 de julho divisão de base Independência da Bahia Sub-15

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

Copa 2 de julho divisão de base Independência da Bahia Sub-15

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ao todo, serão 257 equipes participam desde a fase regional, divididas por zonas, até a fase final, com a divisão dos grupos
Play

Atlético Mineiro vence o Flamengo e conquista a Copa 2 de Julho

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA