COPA DO MUNDO 2022
Croácia e Marrocos encaram disputa de 3º lugar como grande decisão
As duas seleções descartam o clima de 'prêmio de consolação' no duelo
A Croácia encara com seriedade o duelo contra o Marrocos hoje pelo terceiro lugar na Copa do Mundo do Qatar, porque o vencedor ficará com a medalha de bronze, disse seu técnico, Zlatko Dalic, ontem, antes da decisão.
“Para nós é uma partida muito importante, é uma batalha por uma medalha. Acho que os marroquinos têm o mesmo espírito, é uma grande partida para eles também”, disse o treinador em entrevista coletiva em Doha.
Para o técnico do Marrocos, Walid Regragui, a seleção vê, na partida a oportunidade de entrar de vez de patamar no futebol mundial. “Talvez se conseguirmos o 3º lugar entendamos que nosso objetivo de ganhar a Copa do Mundo não é tão louco para uma equipe africana ou para o Marrocos”.
Depois de perder por 3 a 0 para a Argentina de Messi nas semifinais na terça-feira, os croatas enfrentarão um adversário conhecido no Estádio Khalifa, em Doha, às 18h locais (12h de Bahia).
Marrocos e Croácia empataram em 0 a 0 na estreia dos dois no Qatar, em duelo do Grupo F.
Os marroquinos, os primeiros africanos a disputar uma semifinal de uma Copa do Mundo, em que perderam para a França (2-0), terminaram na liderança da chave com sete pontos, seguidos dos croatas (5 pontos). Bélgica (4) e Canadá (0) ficaram de fora.
“Será um adversário mais difícil do que na primeira fase. Eles não têm medo de ninguém. Será uma partida difícil. O Marrocos é a grande surpresa desta Copa do Mundo”, disse Dalic, de 56 anos.
Uma sombra paira nessa disputa pelo terceiro lugar: será essa a última partida de Luka Modric com sua seleção?
O capitão croata, de 37 anos, afirmou que a decisão sobre a sua continuidade será tomada no momento certo e que está com a mente voltada para a realização do Mundial do Qatar, o quarto da sua vitoriosa carreira (2006, 2014, 2018 e 2022).
Dalic disse que quer que o seu camisa 10 continue, especialmente para lutar pela Euro-2024, que será disputada na Alemanha dentro de um ano e meio e à qual Modric chegaria perto do seu aniversário de 39 anos.
“Espero que ele esteja lá. Eu realmente acho que ele estará presente. Luka vai decidir por si mesmo, dependendo de onde ele estiver no futebol, na seleção. Claro, é uma decisão apenas dele”, disse o técnico.
O Marrocos de Walid Regragui evoluiu muito desde a fase de grupos, até se tornar o primeiro país árabe e africano a chegar a uma semifinal de Copa do Mundo. Porém, na derr ota para a França, nas semifinais, o time já sofria com os problemas físicos dos defensores.
"Os jogadores estão todos dispostos a tentar jogar até ao fim mas, não vamos arriscar em alguns casos. Em particular no nosso capitão, que vai perder a disputa do terceiro lugar", confirmou o treinador, se referindo a Saïss.
Regragui descartou a presença do capitão Romain Saïss, que tem uma lesão na coxa, situação parecida com a dos zagueiros Nayef Aguerd e Noussair Mazraoui e do atacante Youssef En-Nesyri. Nesse caso, Zakaria Aboukhlal, que disputou quatro jogos, todos saindo do banco de reservas, deverá ser o substituto.
"Essa partida me incomoda um pouco. É sempre complicado depois de uma desilusão", disse Regragui. "É difícil embelezar esse jogo, é a final de domingo que gostaríamos de jogar, mas vamos disputá-la", finalizou o técnico marroquino na coletiva de imprensa na tarde de ontem.
Walid Regragui ainda voltou a comparar a sua seleção com o personagem Rocky Balboa, interpretado pelo ator Sylvester Stallone, na véspera da decisão do terceiro lugar.
"Agora fomos nocauteados, mas vamos voltar a nos levantar como Rocky sempre se levanta de novo. Eu sei que há um Rocky 7 ou 8. Portanto, vamos ficar por aqui por muito tempo", destacou o treinador, que rasgou elogios para a Seleção da França, a qual disse ter o melhor elenco da Copa.
“Queríamos dar esperança a muitas pessoas, mas infelizmente a concorrência é o que é. Encontramos um belo plantel. O melhor elenco do mundo. Aprendemos muito. É isso que precisamos para nos levantar, precisamos aprender bem para seguir em frente e fazer melhor do que fizemos”, afirmou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro