"Pode ter certeza que Neymar vai jogar a Copa", confirma Tite | A TARDE
Atarde > Copa Do Mundo > 2022

"Pode ter certeza que Neymar vai jogar a Copa", confirma Tite

Técnico ainda comentou sobre vitória diante da Sérvia e volta de camisa 9 marcando em Copa do Mundo

Publicado quinta-feira, 24 de novembro de 2022 às 19:53 h | Autor: Da Redação
Tite também falou sobre a ansiedade da estreia e o trabalho que teve para acalmar os ânimos no intervalo da partida
Tite também falou sobre a ansiedade da estreia e o trabalho que teve para acalmar os ânimos no intervalo da partida -

Após a grande vitória do Brasil contra a Sérvia, por 2 a 0, na estreia da Copa do Mundo do Catar, nesta quarta-feira, 24, o técnico Tite concedeu entrevista coletiva e falou sobre a situação de Neymar, que teve uma lesão constatada no tornozelo. De acordo com o treinador, o craque brasileiro "com certeza vai jogar a Copa". Tite ainda analisou o confronto e a vitória contra a Sérvia.

"No contexto geral, a vitória é convincente, mas com diferentes jogos dentro do próprio jogo. O ritmo quando se joga no Mundo Árabe, a aceleração começa muito grande e vai caindo gradativamente. Na expectativa do jogo, às vezes a bola fugia um pouco do domínio e o primeiro tempo estava um pouco acelerado, não era o nosso padrão normal. Segundo tempo: reposicionamento melhora a técnica. Fundamentalmente de Paquetá, na saída de 'dois, três', de ter mais um jogador no 'bolsão', e aí as jogadas começaram a a fluir mais naturalmente, principalmente com os jogadores que vinham de trás. Os gols foram consequências de um volume muito grande", apontou o treinador da Seleção Brasileira.

O comandante do Brasil ainda falou sobre os gols de Richarlison, o camisa 9 da Seleção, que quebrou uma escrita de oito anos, já que um jogador com essa numeração não marcava em Copas do Mundo desde 2014, quando Fred, ex-Fluminense, vestiu a camisa verde e amarela.

"Eu tinha seis 'noves' para convocar, e qualquer um que viesse estaria bem. Veio Pedro, Richarlison e o Gabriel (Jesus). Podia ter vindo o Barbosa (Gabigol), Firmino, Cunha (Matheus), Hulk... Nós temos um manancial e tem que escolher essa situação. Pelas características e virtudes, se quiser um pivô, nós temos Pedro, atacante terminal. Movimentação e pressão é o Gabriel. De finalizador é o Richarlison, que é exímio finalizador. Hoje ele faz um gol reprogramando o movimento e faz um 'chicote'. Ele é da função", analisou Tite.

Sobre a ansiedade da estreia, sendo a última seleção a entrar em campo, o treinador falou sobre o trabalho de confiança que foi feito com os atletas durante o ciclo de Copa, mas destacou que ainda assim será necessário controlar os ânimos em momentos específicos durante a trajetória em busca da final e do hexacampeonato.

"É trabalho, é confiança do trabalho executado, e é da característica de se manter a naturalidade em qualquer local, em qualquer complexidade. A gente tenta trabalhar com isso: 'sejam naturais'. Se não o técnico fica assim: 'teve uma série de resultados surpreendentes", disse.

E continuou. "Gera uma expectativa, última equipe a jogar, fica olhando toda hora a televisão e fica vendo os caras jogando. Isso gera uma ansiedade muito grande, é humano. Por mais trabalho que a gente tenha de dizer 'calma, discernimento', tu tem o seguinte, se adquiriu confiança com o trabalho até agora, tenha coragem de continuar com confiança. É difícil, é uma construção. Tanto que no intervalo eu tive que trazer o emocional para baixo", pontuou. 

Publicações relacionadas