Donnarumma fica com o Troféu Yashin de melhor goleiro do ano

Publicado segunda-feira, 29 de novembro de 2021 às 18:20 h | Atualizado em 29/11/2021, 18:21 | Autor: AFP

O atual goleiro do Paris Saint-Germain e vencedor da última Eurocopa com a seleção italiana, Gianluigi Donnarumma, recebeu o prêmio Yashin de melhor goleiro de 2021 na cerimônia da Bola de Ouro realizada nesta segunda-feira, 29, em Paris.

O jogador de 22 anos sucede o brasileiro do Liverpool Alisson Becker, o primeiro a receber o prêmio, criado em 2019 pela revista France Football, a mesma que entrega a Bola de Ouro.

Em 2020, esses prêmios não foram concedidos devido à pandemia de covid-19.

"Foi um ano incrível para mim", disse o ex-jogador do Milan ao receber o prêmio. "Honramos todos os italianos. Estou muito, muito orgulhoso".

Donnarumma foi o protagonista no verão europeu passado ao liderar a seleção italiana que conquistou a Eurocopa, com grande destaque nas disputas de pênaltis que serviram à 'Azzurra' para eliminar a Espanha nas semifinais e derrotar a Inglaterra na final. Por isso se destacou como o melhor jogador do torneio.

Depois de seis temporadas no Milan, clube com o qual estreou profissionalmente aos 16 anos, no verão europeu assinou com o Paris Saint-Germain. Pelo time francês descobriu a Liga dos Campeões, apesar de ter de partilhar a titularidade com o costarriquenho Keylor Navas.

O troféu Yashin leva o nome do mítico goleiro da União Soviética, o único goleiro a ter vencido a Bola de Ouro, em 1963.

O vencedor do prêmio é eleito pelo voto de 180 jornalistas especializados de vários países, o mesmo júri que escolhe o vencedor da Bola de Ouro.

Publicações relacionadas