É DIA DE FINAL, BAHIA!
Bahia joga por triunfo contra Corinthians para voltar à Libertadores
Em briga direta, Tricolor pode garantir retorno para a competição após 35 anos
Por Luiz Teles
Não é o último jogo do campeonato, nem provavelmente a única chance de o Bahia carimbar uma vaga na Libertadores 2025, mas o confronto da noite de hoje, às 20h, contra o Corinthians, na Neo Química Arena, pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, é uma verdadeira final para baianos e paulistas. Sobretudo para o Tricolor, que se vencer o duelo em São Paulo garante matematicamente um posto no torneio continental, algo que não acontece há 35 anos.
Bahia e Corinthians somam 50 pontos na classificação, mas com o Esquadrão ocupando a 7ª posição no torneio por ter uma vitória a mais que o adversário desta noite, que é o 8º. Ambos são seguidos de perto pelo Cruzeiro, que tem 49 e enfrenta amanhã o vice-líder Palmeiras, no Mineirão. Caso obtenha os três pontos hoje, o time baiano não pode mais ser alcançado pela equipe paulista.
Qualquer outro resultado hoje empurra a decisão das vagas na Libertadores 2025 para a rodada final, domingo, quando todos os jogos acontecerão no mesmo horário, às 16h. O Bahia enfrenta o Atlético-GO, na Arena Fonte Nova, enquanto o Corinthians joga fora de casa, contra o Grêmio, e o Cruzeiro visita o Juventude.
Com o título da Copa do Brasil conquistado pelo Flamengo (3º) e a Libertadores pelo líder Botafogo, os oito primeiros colocados do Brasileirão estarão no Torneio Continental na próxima temporada. A última vez que o Bahia participou da competição foi em 1989, após vencer a Copa União do ano anterior. De lá para cá, bateu na trave apenas uma vez, em 1990, quando terminou em 3º lugar o Nacional, que dava apenas uma vaga na Libertadores.
A ‘final’ na Neo Química Arena terá um Bahia que, após um longo jejum de sete rodadas, finalmente voltou a vencer no Brasileirão no último sábado, quando bateu o já rebaixado Cuiabá por 2 a 1, de virada. O Corinthians, por sua vez, além de jogar em casa, vem de uma incrível sequência de sete triunfos consecutivos, a melhor de um time no torneio até aqui, deixando a zona de rebaixamento para ocupar posto de favorito na partida de hoje.
Mesmo sem problemas de lesão ou suspensão entre seus titulares, Rogério Ceni pode não repetir a escalação titular da partida passada. Insatisfeito com o desempenho e atitude do time no primeiro tempo, ele voltou para a etapa final com Acevedo e Biel nas vagas de Everton Ribeiro e Caio Alexandre. O Tricolor só conseguiu a virada no fim da partida, com Lucho Rodriguez, com mais postura, mas sem um bom futebol o que deixa a formação inicial imprevisível para hoje. “Se jogarmos contra o Corinthians com a mesma postura do primeiro tempo, não vamos sair de campo vencedores”, disse Ceni em coletiva após a partida.
Treino em Sampa
O Bahia, que não voltou a Salvador após o empate de sábado, em Cuiabá, fez ontem à tarde seu último treino na capital paulista, no CT do São Paulo, onde os jogadores fizeram um trabalho técnico em espaço reduzido, seguido de um exercício tático, com atividades de bola parada ofensivas e defensivas.
A boa novidade no dia foi a incorporação do volante Rezende ao elenco. Fora do time desde a derrota para o Fortaleza, na 27ª rodada, ele retorna como opção para Rogério Ceni justamente quando o time pode precisar de um reforço defensivo no meio-campo, já que um empate na noite de hoje não é um mau resultado, pois deixaria o Tricolor dependendo apenas de um triunfo simples contra o rebaixado Atlético-GO no domingo. A tendência, contudo, é que ele seja uma alternativa no banco de reservas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes