E.C.VITÓRIA
Utopia? Vitória sonha com a Libertadores
Leão está garantido na Serie A do Campeonato Brasileiro de 2025
Por Patrick Levi
Depois da importante vitória contra o Fortaleza (2 a 0), no último domingo, o Vitória conseguiu eliminar toda e qualquer chance matemática de ser rebaixado para a ‘Segundona’ do ano que vem, mas, se engana quem pensa que o time baiano agora vai apenas “cumprir tabela” nas duas rodadas restantes do Campeonato Brasileiro.
Embora, vale ressaltar, não cair já seria um motivo de comemoração para os comandados de Thiago Carpini, sobretudo se for levado em consideração o desempenho bem abaixo que o Leão teve no começo da competição (foram apenas 15 pontos conquistados no 1° turno da Série A).
No entanto, pelo o que o clube entregou nas últimas dez rodadas (foi a quarta melhor equipe do Brasileirão nesse recorte, com 66,7% de aproveitamento), torcida e elenco sabem que o Colossal pode conseguir mais ainda em 2024. Esse é um pensamento que entra em consonância com o que disse à imprensa o presidente do Vitória, Fábio Mota, após o último triunfo.
“Esse é um grupo guerreiro. Nós não temos qualquer time, esse time ainda está em sexto ou sétimo no segundo turno. A gente está muito feliz, muito contente mesmo com essa reviravolta. De ter tido a coragem de ter trocado o treinador, ter trazido novos jogadores. E a primeira batalha está resolvida”, afirmou o mandatário.
E o que está a alcance do Rubro-Negro é a classificação para um torneio internacional. Caso seja a Copa Sul-Americana, esse retorno acontecerá depois de quase uma década (a última vez foi em 2016); se o Vitória, atual 10° colocado, conseguir dois resultados positivos e atingir os 51 pontos, poderá se classificar para a pré-Libertadores, o que seria feito inédito na sua história.
Se um dia já foi considerado uma utopia o Leão da Barra estar na briga pela ‘Sula’, hoje a realidade se mostra absolutamente diferente. Segundo cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é bem difícil que o Vitória termine o Brasileiro fora da zona de classificação do torneio (9° ao 15°).
Sendo mais específico ainda, o levantamento aponta que a chance da equipe é de 96,9%. Para chegar aos 100%, o clube precisaria apenas de mais três pontos nas partidas que restam – contra Grêmio, no Barradão, e Flamengo, no Maracanã, respectivamente.
Para estar na disputa da ‘Glória Eterna’ na temporada que vem, no entanto, a missão se revela um pouco mais complicada, porque o Vitória não depende só de si (os números caem para 2,7%. O time precisaria de tropeços do Bahia (7°), Corinthians (8°) e Cruzeiro (9°) para terminar o campeonato dentro do G-8.
O que aumenta a esperança da torcida vermelha e preta é que o Tricolor e o Timão se enfrentam hoje, em jogo válido pela penúltima rodada da competição, e a tendência é que o resultado desse confronto faça a utopia do Vitória ficar um pouco mais palpável.
O ‘professor’ fica
Conforme apurado pelo Portal A TARDE com fontes internas do Leão na última semana, havia um interesse mútuo tanto de Carpini quanto da direção do Colossal de renovar o vínculo contratual do treinador com o time baiano. O que seria preciso para “bater o martelo” era a permanência do Vitória na elite do futebol nacional.
Como o objetivo foi alcançado na rodada passada, é só questão de tempo para ser divulgado que o comandante do Vitória permanecerá no clube por, pelo menos, mais um ano. Esse assunto foi abordado na entrevista coletiva concedida pelo técnico após o triunfo sob o Leão do Pici e o profissional se mostrou otimista.
“Estamos caminhando [para a renovação]. Faltam alguns detalhes a serem ajustados. Mas, quando existe a vontade das duas partes, não tem porque não acontecer. Eu acredito nessa continuidade; o clube também acredita no meu trabalho. Já estamos conversando há algum tempo. Espero que, nos próximos dias, possamos ajustar esses pequenos detalhes para seguir nossa caminhada”, comentou.
O treinador ainda fez questão de pontuar sobre a situação a qual ele encontrou a equipe, que ainda não havia vencido no Campeonato Brasileiro: “Brigamos quase seis meses pela sobrevivência. Faltando duas rodadas para o término da competição, temos a oportunidade de conquistar coisas maiores. Seria muito pequeno se contentar com o que foi conquistado”, concluiu.
De volta
O Colossal se reapresentou ontem para a semana de trabalhos, já que amanhã o time já terá pela frente o Imortal, que também não está como modo férias ativado, pois ainda também busca de garantir na próxima Copa Sul-Americana.
Se preparando para enfrentar os gaúchos, parte do elenco rubro-negro (quem foi titular contra o Fortaleza) começou as atividades focando na regeneração física tanto na academia quanto no vestiário. Os outros atletas participaram de aquecimento com exercícios físicos e rondo – onde dois grupos de jogadores se enfrentam, um com mais jogadores do que o outro, e o objetivo é manter ou recuperar a posse da bola.
Matheuzinho segue como dúvida para o jogo de amanhã, mas, ontem o jogador fez exame de raio-x, que não apontou fratura no tornozelo.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes