CAMPEONATO BRASILEIRO
Vitória busca quarto resultado positivo consecutivo contra o Corinthians
Sequência de vitórias na Série A não acontece desde o Brasileirão de 2008
Por Patrick Levi
São três jogos seguidos em que o Leão da Barra consegue alcançar resultados positivos no Campeonato Brasileiro, o que faz o clube baiano respirar aliviado na competição por se afastar da temida zona do rebaixamento e anima alguns torcedores, que já pensam em ver o Vitória voltando a disputar a Copa Sul-Americana no ano que vem.
Para continuar sonhando alto, os comandados pelo técnico Thiago Carpini vão tentar chegar ao quarto triunfo consecutivo hoje, no duelo contra o Corinthians, que acontece às 16h30, na Toca, válido pela 33ª rodada do Brasileirão.
O que vale ser destacado é que esse bom momento da equipe no torneio se trata de uma reação. Para se ter noção, o primeiro triunfo do Rubro-Negro nessa edição da Série A ocorreu apenas na 9ª rodada, quando venceu o Inter, por 2 a 1, no Barradão.
Em uma análise mais fria, é possível afirmar que todos os grandes feitos do Colossal nos últimos anos — desde a temporada de 2022 — não fizeram o time mudar de patamar, mas voltar ao nível que sua torcida já estava familiarizada: subir da Série C para a B, da B para a A, e apresentar um futebol competitivo na Elite.
E não faltaram motivos para os apoiadores do Leão terem ficado acostumados com seu time almejando objetivos maiores do que os que buscou nesse passado recente. De 1993 (quando foi vice-campeão brasileiro) até 2004, o clube esteve na primeira divisão do futebol nacional de forma ininterrupta.
Na década de 2000 e de 2010, o clube também teve anos memoráveis, como em 2008, quando terminou na primeira página da tabela do Brasileiro (10º), com 52 pontos – dois anos depois, o Leão ainda seria vice da Copa do Brasil, sendo derrotado pelo Santos de Neymar na final; e 2013, quando fez uma campanha histórica na Série A, chegou aos 59 pontos e, por detalhe, não foi à Libertadores.
O que o Colossal busca hoje é recuperar a confiança de seus torcedores para fazê-los acreditar que o time pode verdadeiramente competir nos torneios que entra, mesmo os mais difíceis. A quarta vitória seguida seria um passo importante nessa direção, dado que a última vez que isso aconteceu foi no Brasileirão de 2008, quando a equipe venceu consecutivamente Inter, Goiás, Portuguesa e Botafogo.
Desfalques
Thiago Carpini terá ao menos dois desfalques para o confronto de logo mais. Titulares na importante vitória contra o Athletico-PR, o lateral esquerdo Lucas Esteves e o meia Willian Oliveira, não estarão à disposição do treinador.
Recuperado de uma pubalgia, Patric Calmon surge como uma opção no setor esquerdo da defesa. O jogador treinou normalmente desde terça-feira desta semana. No entanto, ainda não se sabe se o atleta terá plenas condições de participar dos 90 minutos da partida, dado que a última vez que ‘PK’ foi à campo foi em agosto, quando, em casa, o Rubro-Negro venceu o Cuiabá (1 a 0).
Já no meio, o esperado é que o técnico do Leão escolha entre Filipe Machado e Luan para ocupar a vaga de Oliveira – pode surgir também o nome de Leo Naldi, que volta aos selecionáveis depois de cumprir suspensão na última rodada. Quem for o escolhido atuará ao lado de Ricardo Ryller, que esteve entre os titulares nos últimos dois jogos.
Quem não vai poder jogar é o volante Caio Vinicius, que ainda se recupera de uma lesão na coxa desde o duelo contra o São Paulo, em agosto. De fora também fica o atacante Osvaldo, que não atua mais pelo Leão em 2024.
Independentemente dos desfalques, o Colossal espera conquistar um bom resultado para, no melhor dos cenários, chegar até a décima posição ao fim desta rodada.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes