E.C.VITÓRIA
Vitória já tem plano para superar derrota no Ba-Vi; saiba qual
Leão tenta reduzir impacto da derrota no clássico no Brasileirão
Por Patrick Levi
Depois de um começo de returno empolgante com duas vitórias em dois jogos, foi justamente no clássico do último domingo que o Colossal sentiu o peso do revés pela primeira vez nessa segunda metade do Campeonato Brasileiro. O “Quem sabe o vovô não possa ir lá [na Fonte Nova] e pescar novamente?”, proferido pelo atacante Osvaldo logo após o triunfo da rodada anterior, diante do Cuiabá, mostrou que a empolgação do elenco devido aos grandes resultados conquistados nos jogos que antecederam o Ba-Vi era notória.
Entretanto, o final não foi feliz para o Rubro-Negro, que foi derrotado por 2 a 0 e, atualmente com 21 pontos, permanece sob risco iminente de entrar na perigosa zona do rebaixamento, na 16° colocação (uma acima dos que que caem). No sexto e último encontro entre as duas principais equipes da Bahia na temporada, o equilíbrio foi instaurado no placar geral deste torneio particular: duas vitórias para o Tricolor, duas vitórias para o Vitória e dois empates. Se o amargor da derrota incomoda, o que pode ajudar ao time não se abalar é olhar em retrospectiva.
Qual analista no início de 2024, quando o Bahia fazia as contratações mais caras da história do futebol baiano (e até nordestino, como Caio Alexandre e Jean Lucas na época) apontaria que os Ba-Vis terminariam sem o Esquadrão levar vantagem? Além dos clássicos terminarem nivelados, até então só o time vermelho e preto levantou título no ano — inclusive com um gostinho especial, visto que levou a melhor no Baianão e saiu da fila depois de sete anos.
Olho no amanhã
A expectativa dos torcedores do Leão da Barra é que o clube não se deixe abalar por ter sido superado pelo rival e não acabe por perder o foco na recuperação no Brasileirão. Quem sem dúvida já quer virar a chave é o treinador Thiago Carpini, que na coletiva pós-jogo ressaltou que buscará ressignificar o revés.
“Precisamos corrigir, é uma oportunidade para procurar melhorar, evoluir. Temos que ter mais atenção, O que eu levo é o jogo do Cruzeiro, é o jogo contra o Cuiabá, Palmeiras, Flamengo. Jogos que fizemos bem. Os detalhes fazem diferença, algumas vezes à favor, outras vezes contra. Temos seis pontos em três jogos no segundo turno. No primeiro turno foi um ponto em sete jogos. Estamos pagando um débito do passado”, disse.
A fala do técnico mostrou que o clube olhará para o clássico sob a ótica do “copo meio cheio” e o próximo jogo, contra o Cruzeiro, com o Barradão ao favor do Colossal, servirá para o time mostrar que não se abateu e segue firme.
“Priorizar o jogo a jogo. O mais importante é o próximo. Aqui já ficou para trás. Vamos tentar seguir pontuando no returno. É mais uma rodada que a gente fica fora da zona. Isso traz uma sensação boa, mas o mais importante é estar fora na 38ª rodada. Pode ser que a gente ainda volte para a zona de rebaixamento, vamos trabalhar para isso não acontecer. Agora vamos buscar o resultado dentro de casa, um jogo muito difícil contra um adversário que briga na parte de cima“, acrescentou.
Contrato renovado
A torcida vermelha e preta teve motivo para comemorar, ontem. O zagueiro Camutanga, que não deve mais ir à campo esse ano por conta de lesão, teve seu contrato renovado até 2025 com o Vitória.
Houve quem achasse que não vai veria o jogador com a camisa rubro-negra, já que o antigo vínculo do atleta com o Leão seria encerrado em dezembro desse ano. No entanto, nas suas redes oficiais, o clube baiano trouxe as boas notícias: “É do Leão até 2025!”, o time postou na sua conta oficial do “X” (antigo Twitter), sobre Camutanga.
Peça importante na conquista do título nacional da Série B no ano passado, o zagueiro tem pelo Vitória 73 jogos disputados e foi às redes em seis oportunidades. Além de campeão brasileiro, o atleta levantou o troféu do Campeonato Baiano desse ano pelo Leão.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes