COPA DA ÁSIA
Em meio à guerra, Seleção da Palestina se prepara para Copa da Ásia
Torneio acontecerá no Catar, entre os dias 12 de janeiro e 10 de fevereiro
Por Da Redação
Em meio à guerra da Faixa de Gaza, a Seleção de futebol masculino da Palestina precisará ultrapassar a barreira da tristeza e do luto para disputar a Copa da Ásia. Esta será a terceira vez dos palestinos na história da competição, que acontecerá em Doha, no Catar, entre os dias 12 de janeiro e 10 de fevereiro.
Apesar do momento, o técnico da seleção, o tunisiano Makram Daboub, comentou que o foco dos jogadores não está sendo o futebol, mas sim a preocupação com as suas famílias, que seguem em situação de fragilidade após o início do conflito, há quase três meses.
"Todos acompanham as notícias antes e depois dos treinos, no ônibus para o hotel há um sentimento constante de ansiedade e pensamentos sobre suas famílias", disse o técnico em entrevista à agência AFP.
O campeonatos da Cisjordânia e da Faixa de Gaza estão suspensos desde 7 de outubro, dia em que ocorreu o bombardeio que matou mais de 1.100 pessoas, segundo as autoridades de Israel. Assim, o físico dos atletas está abaixo do que deveria ser esperado para competir na Copa da Ásia.
"Tivemos problemas físicos, técnicos e táticos devido à suspensão do campeonato e à falta de competição, sem falar do aspecto mental", comentou novamente Makram Daboub à AFP.
Apesar dos problemas enfrentados, o otimismo está do lado do técnico da Seleção Palestina, que sonha com uma inédita classificação ao mata-mata. Presentes no grupo C, os palestinos enfrentarão Emirados Árabes, Hong Kong e Irã, equipe no qual enfrentará na estreia, no dia 14 de janeiro.
Além do sucesso esportivo, Makram também deseja dar voz ou povo palestino, que segundo o mesmo, merece liberdade e uma vida melhor.
"Hastear a bandeira palestina em fóruns internacionais ou em competições continentais é uma afirmação da identidade palestina e do fato de que no solo da Palestina existe um povo que merece liberdade e uma vida melhor", afirmou o técnico tunisiano.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes