CHUVA DE MEDALHA!
Em quatro dias de Pan, delegação brasileira já conquistou seis ouros
Skate e natação foram as modalidades mais premiadas para o Brasil
Se tem algo que a delegação brasileira sabe fazer nos Jogos Pan-Americanos é "medalhar". Não à toa, na 19ª edição da competição, que acontece em Santiago, no Chile, o Brasil já soma 28 medalhas em quatro dias de disputas, sendo seis de ouro: duas no skate street e quatro na natação.
A primeira medalha dourada a representar o Brasil foi no sábado, 21, com Rayssa Leal, a "Fadinha", que ficou no topo da pontuação na categoria street. Esta é a primeira vez que a modalidade participa dos Jogos e, para premiar ainda mais o clima verde e amarelo, Pamela Rosa ficou com a prata, dando uma "dobradinha" à delegação brasileira.
Ainda no sábado, também no Skate Street, Lucas Rabelo fez a melhor manobra e melhor volta, o suficiente para garantir mais uma medalha de ouro para o Brasil, a segunda do dia, que não pararia por aí.
Abrindo as medalhas da natação, Guilherme Costa, o "Cachorrão" como é conhecido, levou a melhor nos 400m livre masculino e garantiu o terceiro ouro da delegação brasileira no Pan. Quase na sequência, Guilherme Caribe, Marcelo Chierighini, Victor Alcará e Felipe Ribeiro também subiram ao lugar mais alto do pódio no revezamento 4x100m livre masculino, colocando Estados Unidos e Canadá para a 2ª e 3ª colocação, respectivamente. Esta é a 7ª vez seguida que o Brasil garante o ouro neste formato da modalidade no Pan. Maiorais, né?!
Na categoria feminina, também no revezamento, o Brasil ficou com o bronze, conquistado por Ana Vieira, Stephanie Balduccini, Giovanna Diamante e Celine Bispo. Canadá e Estados Unidos conquistaram o 1° e 2° lugar, nesta ordem.
E se tem algo em que o Brasil é bom, isso é em nadar e revezar. Agora, imagina uma prova que junta os dois, já sabe, é ouro! Desta vez, no revezamento 4x100 misto, Guilherme Caribé, Marcelo Chierighini, Ana Vieira e Stephanie Balduccini superaram a melhor marca da competição e deixaram a equipe dos Estados Unidos para trás. O resultado garantiu a quinta medalha de ouro para a bandeira verde e amarela, terceira na natação.
Já nesta segunda, 23, mantendo o espírito vencedor, Guilherme Caribé garantiu o seu terceiro ouro do Pan nos 100m nado livre. Atrás do brasileiro, ficaram dois atletas dos Estados Unidos, ambos na segunda colocação, com o mesmo tempo. E falando em terceira medalha, Stephanie Balduccini acabou com a prata, após segurar um tempo de 54s13. A brasileira ficou apenas atrás da canadense Maggie Macneal, que venceu com 53s64, novo recorde pan-americano.
Em outras modalidades além de natação e skate, o Brasil ainda não conseguiu alcançar o lugar mais alto do pódio, mas medalhou na segunda e terceira posição. A ginástica artística por equipes levou prata no feminino com Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Carolyne Pedro ao atingirem 161,564 pontos, ficando atrás somente dos Estados Unidos.
No masculino, o bronze histórico veio. Com 245.394 pontos Arthur Nory, Bernardo Miranda, Diogo Soares, Patrick Sampaio e Yuri Guimarães subiram ao pódio, junto com Canadá, na segunda colocação, e Estados Unidos, com o ouro.
No Taekwondo, Paulo Ricardo derrotou o equatoriano Eduardo Miranda e conquistou mais uma medalha de bronze para o Brasil nos Jogos Pan-americanos. A vitória foi na categoria -58kg, garantindo a 1ª medalha verde e amarela para o esporte em Santiago 2023 e a 2ª medalha pan-americana do Paulinho.
Confira outros resultados:
Ciclismo Mountain Bike
José Gabriel - Bronze
Raiza Goulao - Bronze
Natação 400m Livre
Maria Fernanda Costa - Prata
Gabrielle Roncatto - Bronze
Natação 200m borboleta
Léo de Deus - Prata
Natação 100m borboleta
Vinicius Lanza- Prata
Natação 200m livre
Maria Fernanda Costa - Prata
Murilo Sartori - Bronze
Natação 200m costas
Alexia Tavares - Bronze
Natação 200m peito
Gabrielle Assis - Bronze
Skate Park
Raicca Ventura - Prata
Augusto Aikio - Prata
Taekwondo
Maria Clara Lima (-57kg) - Prata
Lucas Ostapiv (-80kg) - Bronze
Esqui Aquático Slalom
Felipe Neves - Bronze
Individual Geral Masculino
Diogo Soares - Prata
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro