Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > esportes > E.C.BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
23/06/2024 às 5:00 - há XX semanas | Autor: Patrick Levi

É HOJE!

Bahia busca fazer da Fonte Nova fator crucial para vencer o Cruzeiro

Tricolor está "de volta pro aconchego"

Imagem ilustrativa da imagem Bahia busca fazer da Fonte Nova fator crucial para vencer o Cruzeiro
-

Depois de dez dias, o Esquadrão está ‘de volta pro aconchego’. Mas, diferentemente da canção eternizada na voz da saudosa Elba Ramalho, o elenco tricolor não traz na mala apenas saudade das vozes que fazem coro de apoio nas arquibancadas, mas também de uma vaga entre os quatro primeiros colocados da Série A (aqueles que classificam para a Libertadores), lugar onde só saiu depois da derrota na última rodada, diante do Flamengo.

Assim como o ‘eu lírico’ da música citada, no duelo das 16h de hoje, contra o Cruzeiro, o Bahia vai atrás de um ‘sorriso sincero e um forte abraço’, especificamente dos torcedores. É inegável que na atual temporada, dentro de casa, o clube tem conseguido fazer valer a sua força. E isso está constatado no fato de o time só ter sido superado uma vez no ano em Salvador — em janeiro, com elenco sub-20, na abertura do Campeonato Baiano.

O tal ‘fator casa’ vai ser importante para o Tricolor voltar ao prumo e mostrar que o revés (apenas o segundo no Brasileirão) da última quinta-feira foi um acidente de percurso. Mas, não só por isso: contra a Raposa, o retrospecto recente (últimos dez embates) é preocupante, já que o Bahia só levou a melhor em duas oportunidades – com ambos os triunfos na Fonte Nova.

Histórico

Apenas um ponto separa o Tricolor, atual quinto colocado, dos visitantes, que estão uma posição abaixo. Portanto, o jogo de logo mais é um confronto direto. Contudo, esse equilíbrio presente nessa edição da Elite entre as duas equipes pouco conversa com o histórico do embate, que revela vantagem grandes dos mineiros.

Em 57 partidas entre os times, o Cruzeiro venceu em 31 oportunidades (o equivalente a 54% das vezes). A quantidade de partidas nas quais o Bahia ficou com o resultado positivo é igual ao número de empates do duelo: treze, isto é, em 23% dos encontros.

Na última edição do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro levou a melhor em Belo Horizonte-MG (3 a 0), mas em Salvador o duelo terminou com o placar em igualdade (2 a 2). É preciso voltar para 2022, em jogo válido pela Série B daquele ano, para achar o triunfo mais recente do Bahia nesse recorte: 2 a 0, todos os gols marcados pelo carismático atacante Vítor Jacaré.

Se os números pouco animam a torcida azul, branca e vermelha, a esperança deve ser mantida na aura que afeta o time quando joga em casa, já que das treze vitórias do histórico, onze foram na Bahia.

Desafio maior?

Depois do confronto contra o Flamengo, no Maracanã, onde o rubro-negro carioca dificilmente não tem o favoritismo ao seu lado, o técnico Rogério Ceni avaliou o adversário de hoje. Mesmo tendo sido derrotado pelo Mengão, para o treinador, o Cruzeiro seria ainda mais difícil de ser batido.

“O Cruzeiro é um time bem difícil, dá pouco espaço. Não dá espaço como o Flamengo deu hoje [quinta] para a gente jogar, para transitar a bola na tranquilidade que transitamos. Vamos encontrar muito mais dificuldades no sentido de construção”, comentou.

Além disso, o ‘professor’ Ceni levantou outro ponto que poderia ser determinante para os rumos da partida das 16h: o desgaste físico e o tempo de recuperação dos jogadores. Enquanto o Esquadrão teve dois dias de preparação, a Raposa teve três.

“Essas 24 horas a mais que o Cruzeiro tem podem ter reflexo. Ao menos psicologicamente, temos que nos livrar o mais rápido possível dessa derrota. É sofrido perder com um gol no último minuto sendo melhor na partida. O Cruzeiro tem 17 pontos, um ponto a mais que a gente, e passa a ser um confronto importante”, acrescentou o técnico.

Com os ingressos sendo vendidos desde a última quarta-feira (19) para sócios e depois público geral, a expectativa é de casa cheia, visto que a diretoria do Bahia liberou ingressos promocionais em todos os setores da Arena.

Assuntos relacionados

Bahia vs Cruzeiro campeonato brasileiro Fator Casa Histórico de Confrontos libertadores Rogério Ceni

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia vs Cruzeiro campeonato brasileiro Fator Casa Histórico de Confrontos libertadores Rogério Ceni

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

Bahia vs Cruzeiro campeonato brasileiro Fator Casa Histórico de Confrontos libertadores Rogério Ceni

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Segredo revelado? Saiba caminho percorrido pelo Bahia até o Grupo City

Play

Com interesse de europeus, Biel sai de campo com dores no tornozelo

Play

Hebert denuncia organizada do CAP: "Queriam encurralar a gente"

Play

Éverton Ribeiro usa van adaptada para rotina inusitada no Bahia; veja

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA