TABU MANTIDO
Bahia tenta até o fim, mas é eliminado pelo Grêmio nos pênaltis
Esquadrão de Aço segue sem alcançar semifinal e cai para o Tricolor gaúcho pela quinta vez na história
Por Lincoln Oriaj
Após incertezas sobre a realização do jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil entre Grêmio e Bahia por conta das condições climáticas, o Esquadrão de Aço foi eliminado, na noite desta quarta-feira, 12, após novo empate em 1 a 1 com o Tricolor gaúcho na Arena do Grêmio, e derrota na disputa de pênaltis por 4 a 3.
Cicinho e Acevedo perderam suas cobranças, e Gabriel Xavier desperdiçou o pênalti decisivo. Além de manter o tabu de não chegar à semifinal da Copa do Brasil, o Bahia agora soma cinco eliminações para o Grêmio na competição.
Fora da disputa pela taça da Copa do Brasil, o Bahia foca suas atenções no Campeonato Brasileiro, onde precisa de recuperação para se afastar da zona de rebaixamento. O próximo compromisso é neste domingo, às 18h30, contra o Athletico-PR, em jogo da 15ª rodada.
O jogo
Com atraso de pouco mais de uma hora por conta das fortes chuvas em Porto Alegre, a bola rolou em um gramado pesado, mas que não prejudicou as equipes de praticarem um grande primeiro tempo. O Grêmio trocava passes com muita facilidade no campo de ataque, e ensaiou uma pressão nos primeiros minutos, mas a primeira grande oportunidade saiu após cobrança de escanteio, aos 12 minutos, que Carballo tocou de cabeça e obrigou Marcos Felipe a praticar uma defesaça.
A resposta do Bahia veio aos 24, quando Ademir se esforçou em bola longa e cruzou rasteiro para Everaldo, que finalizou de primeira, mas a bola desviou na marcação de Bruno Uvini. Dez minutos depois, Suárez percebe Marcos Felipe adiantado e tenta a finalização do meio de campo, com o pé esquerdo. A bola até vai no gol, mas Marcos Felipe consegue fazer a defesa sem grandes dificuldades.
No minuto seguinte, o árbitro da partida viu pênalti para o Grêmio depois que a bola bateu no braço de Acevedo e amarelou o volante do Bahia. O VAR não entrou em ação e a decisão de campo foi mantida, mas na cobranças, Cristaldo parou em grande defesa de Marcos Felipe, que se tornava o grande nome do Esquadrão de Aço no jogo.
A defesa de pênalti deu confiança aos jogadores do Bahia, e aos 49, após boa jogada de Kayky, Everaldo acertou um belíssimo chute, de fora da área, no ângulo do gol defendido por Gabriel Grando, que não alcançou. Um golaço que colocou os visitantes em vantagem antes do intervalo.
Segundo tempo
Assim como na primeira etapa, o Grêmio começou melhor, mas dessa vez não demorou muito para levar perigo ao gol do Bahia. Logo aos 7 minutos, Bitello recebeu bola na intermediária, viu espaço e arriscou o chute rasteiro, mas Marcos Felipe espalmou para escanteio. Na sequência, a resposta do Bahia com bonita tabela de Cauly com Kayky, que finalizou de fora da área, mas Gabriel Grando defendeu sem maiores problemas.
Aos 16, Luisito Suárez foi lançado e quase marcou um golaço de cabeça, encobrindo Marcos Felipe, mas o goleiro do Bahia estava atento e praticou mais uma grande defesa, evitando o empate dos donos da casa. Seis minutos depois, contra-ataque do Bahia e foi a vez de Gabriel Grando fazer uma grande defesa em finalização de Ademir, que recebeu de Everaldo e arriscou da intermediária.
Após algumas tentativas, o empate do Grêmio enfim saiu. Aos 26, Ferreira faz linda jogada para cima de Cicinho na esquerda e toca para trás, para Villasanti chegar fuzilando, sem chances para Marcos Felipe. Logo na sequência, Vina perdeu um gol incrível, quase na linha da pequena área, chutando por cima do gol.
A partir daí, o jogo se transformou. Os dois times se lançaram ao ataque e deixaram espaços na defesa, proporcionando uma sequência emocionante de chances claras de gol. Primeiro, aos 40, Mugni arriscou de fora da área e, após desvio na zaga, carimbou o travessão de Gabriel Grando. No minuto seguinte, Suárez encontrou Ferreira dentro da área, fez lindo lançamento, mas Marcos Felipe defendeu a cabeçada. Em novo contra-ataque, Acevedo tocou para Ademir que chutou da meia-lua e novamente acertou o travessão do Grêmio. Antes do apito final, Suárez ainda teve mais uma chance de colocar os gaúchos na frente do placar, mas parou em mais uma grande defesa de Marcos Felipe, o principal nome do jogo no tempo regulamentar.
Disputa de pênaltis
Os dois primeiros cobradores de cada time converteram as suas cobranças. Reinaldo e Ferreira para o Grêmio, Cauly e Everaldo para o Bahia. No terceiro pênalti gremista, Bruno Alves acertou o travessão, mas Cicinho não parou em Gabriel Grando e não colocou o Esquadrão em vantagem. Na sequência, Villasanti marcou e Acevedo errou o alvo e os donos da casa ficaram na frente.
Bitello desperdiçou o que seria o gol da classificação do Grêmio e, na sequência, Yago Felipe recolocou o Bahia na disputa, empatando o placar. Nas alternadas, um pênalti para cada decidiu a vaga na semifinal: o baiano de Guanambi André Henrique marcou para o Grêmio, e Gabriel Grando defendeu a cobrança de Gabriel Xavier, classificando o Tricolor gaúcho.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes