COPA DO NORDESTE
Bahia vence Sampaio em noite marcada por violência a atletas
Triunfo ficou em segundo plano, devido ao atentado ao ônibus tricolor antes da partida
Por Rafael Teles
A vitória do Bahia por a 2 a 0 para cima do Sampaio Corrêa, em jogo atrasado da primeira rodada da Copa do Nordeste, na Arena Fonte Nova, nesta quinta-feira, 24, ficou em segundo plano. A noite, que deveria ter sido de futebol, terminou marcada pela violência porque o ônibus do Tricolor foi atingido por uma bomba ainda na chegada ao estádio. O goleiro Danilo Fernandes ficou ferido, precisou ser atendido por uma ambulância, e não participou do jogo.
>>Veja tabela de classificação e jogos do Nordestão
>>Leia mais notícias sobre o Bahia
Chegou a hora de conferir o gol de Rodallega que deu números finais ao placar para o @ECBahia! O meu artilheiro não cansa de balançar as redes#BAHxSAM #Lampions2022 pic.twitter.com/qHeDtmRQXe
— Copa do Nordeste (@CopaDoNordeste) February 25, 2022
De acordo com nota divulgada pelo Bahia, Danilo foi “atingido por estilhaços no rosto”. A bomba quebrou vidros de algumas janelas do ônibus, o que também provocou cortes no braço do lateral-esquerdo Matheus Bahia. Mais um que não participou da partida. Em fotos que circularam pelas redes sociais foi possível ver os bancos do veículo sujos de sangue.
Ainda de acordo com a nota divulgada do clube, um carro que transitava ao lado do ônibus também acabou atingido. Uma mulher ficou ferida, mas passa bem.
A reportagem de A TARDE apurou que, até o início da madrugada desta sextA, 25, ninguém havia sido detido pela polícia, que fez rondas no entorno do estádio, na tentativa de capturar os autores do crime cometido.
>>Ônibus do Bahia é atacado em chegada à Fonte Nova
>>Rui repudia ataque em ônibus do Bahia e pede "imediata apuração"
>>Danilo Fernandes se pronuncia após ataque: "Estou bem, galera"
Em entrevista ao Nordeste FC, o técnico Guto Ferreira contou o que aconteceu e condenou a ação. “Do tamanho da bomba, do estrondo da bomba, se uma das bombas entra no espaço que a outra provocou, com certeza causaria uma morte ali dentro”, afirmou o treinador do Bahia.
“Acho uma imbecilidade, as pessoas acham que esse tipo de coisa intimida o atleta e faz com que ele tenha rendimento. O que provoca tudo isso, porque eles pensam dessa maneira, por que agem dessa maneira? A gente precisa refletir, porque o buraco está muito mais embaixo”, completou Guto.
Nas redes sociais o assunto foi repercutido por outros clubes, que prestaram solidariedade ao Bahia, pelo ex-presidente do Tricolor, Marcelo Sant’Ana, que publicou sobre se sentir envergonhado, e também pelo Governador Rui Costa, que disse ter determinado “imediata apuração” sobre o ataque.
O jogo
Nos primeiros minutos após o ataque os jogadores do Bahia chegaram a ameaçar não entrar em campo, mas a partida aconteceu normalmente na Arena Fonte Nova.
Apesar do susto, o Tricolor se mostrou seguro dentro de campo, começou melhor que o Sampaio Corrêa, e abriu o placar aos 22 minutos, com Daniel. O meio-campista acertou um bonito chute de fora da área para balançar a rede.
O cenário do jogo só mudou, quando, aos 22 do segundo tempo, Patrick de Lucca foi expulso. Com um jogador a menos, o Bahia passou a ser pressionado e em diferente ocasiões o time visitante esteve perto de conseguir o empate.
O alívio tricolor só veio aos 43 do segundo tempo, quando Rodallega marcou o segundo gol e garantiu a vitória do Esquadrão. Foi a sexta bola na rede do colombiano, artilheiro da Copa do Nordeste.
Com os três ponto somados, o Bahia chegou a dez, e agora aparece na terceira posição do Grupo B. O líder é o Ceará, com 12, e o primeiro time fora do G-4 é o Botafogo-PB, com oito.
Bahia 2 x 0 Sampaio Corrêa - 6ª rodada da Copa do Nordeste
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Rafael Carlos Salgueiro Lima (AL)
Assistentes: Ruan Luiz de Barros Silva e Ana Paula dos Santos (ambos de AL)
Cartões amarelos: Patrick de Lucca e André (Bahia); Ferreira (Sampaio Corrêa)
Cartões vermelhos: Patrick de Lucca (Bahia)
Gol: Daniel, Rodallega (Bahia)
Bahia - Matheus Teixeira; Douglas Borel (André), Luiz Otávio, Ignácio e Luiz Henrique; Patrick, Willian Maranhão (Mugni) e Daniel (Rezende); Raí Nascimento (Djalma), Marco Antônio (Ronaldo) e Rodallega. Técnico: Guto Ferreira.
Sampaio Corrêa - Gabriel Batista; Van, Joécio, Nilson Júnior e João Victor (Eron); Wesley Dias (Nathan), Ferreira e Soares; Wendson, Pimentinha (Mateusinho) e Gabriel Poveda. Técnico: João Brigatti.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes