COPA DO BRASIL
Contra o Azuriz, Bahia inicia maratona de 5 partidas em 15 dias
Antes, o Tricolor havia entrado em campo apenas duas vezes em um total de 25 dias
Por Rafael Tiago Nunes
Por muito tempo, o técnico do Bahia, Guto Ferreira, reclamou da falta de tempo para treinar, para preparar a equipe adequadamente, entrosar o elenco e de deixar os atletas com o condicionamento físico adequado. Após o início de temporada complicado, com resultados aquém das expectativas e eliminações precoces no Campeonato Baiano e na Copa do Nordeste, o tão desejado tempo veio num momento chave.
>>Leia mais notícias sobre o Bahia
Ficar de fora dos mata-matas estadual e regional foi um duro golpe, mas ainda assim o Tricolor alcançou esse trágico feito com três vitórias consecutivas, sendo duas pelo Baianão e uma pela Lampions. Mas então veio uma longa pausa para Guto organizar a casa e entrar focado no principal objetivo do ano: ficar entre os quatro primeiros da Série B e voltar à Primeira Divisão.
E o tempo fez bem ao clube. Até aqui, o Bahia soma dois triunfos e em duas partidas disputadas na Segundona e é o único time com 100% de aproveitamento, além de ter feito três gols e não ter sido vazado nenhuma vez.
Mas hoje, às 19h30, na Arena Fonte Nova, o Esquadrão precisa virar a chave para manter o bom momento na temporada. Isso porque o time encara o modesto Azuriz, de Pato Branco, no Paraná, em partida válida pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil.
Contanto com a partida diante do Náutico, pela Série B, até o confronto contra o Londrina, no próximo dia 3 de maio, serão seis duelos em 20 dias, o que dá uma média de um jogo a cada três dias. Antes, o Tricolor havia entrado em campo apenas duas vezes em um total de 25 dias.
Os embates que completam a maratona, além do Náutico, são: Azuriz (hoje), CSA (sexta), Sampaio Corrêa (dia 26/4), Ituano (dia 29/4) e Londrina (dia 3 de maio).
Ciente da sequência que terá pela frente, Guto Ferreira afirmou, logo após a vitória sobre o Náutico, que já tem tudo preparado. “Quanto ao Azuriz, vamos descansar. Já está mapeado pelo nosso staff. Vamos ver o que a gente vai ter para colocar em campo de melhor. Eu sei que o Rildo não pode jogar, o Didi não pode jogar. O Emerson não pode jogar. Esses três estão fora”, comentou.
Mesma escalação
Para o duelo diante do Azuriz, a tendência é de que Guto use no time titular o lateral direito Douglas Borel, expulso com 12 minutos de jogo na última rodada, e Daniel, substituído pelo treinador para recompor o sistema defensivo.
Por outro lado, o comandante tricolor não terá à disposição, mais uma vez, o atacante colombiano Hugo Rodallega, que ainda se recupera de um estiramento na coxa, e com o meio-campista argentino Lucas Mugni, que também trata uma lesão muscular.
Com isso, a tendência é de que o Bahia inicie a partida contra o Azuriz com a mesma escalação usada contra o Náutico na última sexta-feira. “Daniel está inteiro. Borel está inteiro”, falou Guto.
Recém-nascido
Fundado em 2017, a equipe do Azuriz, adversário do Bahia na noite de hoje, não entra em campo, em jogos oficiais, desde o último dia 9 de março, quando venceu o Mirassol, pela Copa do Brasil.
O time foi criado pelo empresário Pedro Weber e um fundo de investidores, que inclui o lateral-esquerdo do Real Madrid, Marcelo. Em 2020, o time disputou a Segunda Divisão do Campeonato Paranaense e conseguiu o acesso para a elite do futebol local.
No estadual, o time brigou para se livrar do rebaixamento e acabou a competição na 10ª colocação, com 11 pontos, o primeiro fora da zona da degola para a Segunda Divisão do Campeonato Paranaense.
Apesar de não ter obtido muito sucesso no estadual, o Azuriz tem feito história na disputa da Copa do Brasil. O time está na terceira fase da competição ao passar pelo Botafogo-SP e Mirassol.
Um jogador do Bahia conhece a equipe paranaense. O volante Rezende, de 27 anos e titular do Tricolor, atuou pelo time nas temporadas de 2020 e 2021 - em junho se transferiu para o Goiás. Pelo time de Pato Branco, Rezende fez 24 jogos e marcou dois gols.
“Dos que eu joguei (jogadores), a maioria manteve. A maioria do elenco eu conheço. São bons jogadores, temos que ter cuidado no jogo. Se ficarmos equilibrados, como a gente vem fazendo, temos tudo para ter o triunfo”, disse o volante tricolor, que completou: “Descansei já. Estou 100% para essa partida”.
FICHA TÉCNICA:
Bahia x Azuriz - Jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), às 19h30
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Marcelo Carvalho Van Gasse (ambos de SP)
Bahia - Danilo Fernandes; Douglas Borel, Luiz Otávio, Ignácio e Luiz Henrique; Rezende, Patrick de Lucca e Daniel; Raí, Marco Antonio e Vítor Jacaré. Técnico: Guto Ferreira
Azuriz - Caio; Igor Bosel, Salazar, Vinicius Guarapuava e Jamerson; Natan (Willianm), Wenderson e Fabrício Oya; Hugo, Rone e Berguinho. Técnico: Fabiano Daitx
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes