Fora de casa, Bahia bate o Brusque e volta a vencer na Série B | A TARDE
Atarde > Esportes > E.C.Bahia

Fora de casa, Bahia bate o Brusque e volta a vencer na Série B

Partida é marcada por fim de jejum de Rodallega e jogo seguro do Tricolor

Publicado terça-feira, 28 de junho de 2022 às 20:56 h | Atualizado em 28/06/2022, 21:56 | Autor: Luiz Teles
Esquadrão tem agora 28 pontos na tabela, e segue na 3ª colocação
Esquadrão tem agora 28 pontos na tabela, e segue na 3ª colocação -

Se tranquilidade era o ingrediente principal na receita para Enderson Moreira desenvolver seu trabalho no Bahia, o técnico não poderia ter estreado com melhor resultado. Numa partida em que o time soube se segurar na defesa e aproveitou bem suas chances no ataque, o Tricolor voltou a vencer na Série B. Fora de casa, a equipe bateu o Brusque por 2 a 0, com gols de Rezende e Rodallega, e volta para Salvador com importantes três pontos na bagagem.

Com o triunfo, o Esquadrão tem agora 28 pontos na tabela, e segue na 3ª colocação.  O Bahia volta a campo neste sábado, na Arena Fonte Nova, contra o Grêmio, com ingressos a venda a partir de hoje. 

O jogo

Ainda não regularizado junto à CBF, Enderson Moreira não comandou o time do banco, ficando numa cabine do estádio, mas mudou a formação tática habitual do Bahia, saindo do tradicional 4-3-3 para um 4-4-2, com Mugni compondo o meio-campo ao lado de Rezende, Patrick e Daniel. O treinador ainda lançou André como titular, no lugar do suspenso Borel, além de trocar Davó por Rildo no ataque, mantendo Matheus Bahia na lateral-esquerda.

As mudanças no sistema deixaram o Tricolor com um meio-campo um pouco mais consistente defensivamente e com jogadas mais cadenciadas no ataque, com os jogadores do setor variando bastante o posicionamento e constantemente se aproximando da área.

E foi justamente numa jogada em que um volante estava no ataque que saiu o primeiro gol Tricolor. Daniel tabelou com Mugni na direita e cruzou para Rildo, que cabeceou para o gol e viu Jordan fazer boa defesa, mas no rebote, Rezende foi mais rápido que o zagueiro e abriu o placar aos 13 minutos.

O gol mudou um pouco a estratégia do Esquadrão na partida, que passou a atuar quase que exclusivamente no contra-ataque, adaptando-se também a um novo posicionamento do adversário, que adiantou suas linhas e passou a pressionar em todo campo. Recuado, o Bahia sofria nos escanteios e nas bolas cruzadas à área, mas de um modo geral a defesa se portou bem e resistiu às investidas do Brusque.

>>Leia mais notícias sobre o Bahia

Já nos acréscimos, aos 47, no primeiro contra-ataque que acertou, o Tricolor ampliou sua vantagem. Matheus Bahia fez ótima jogada individual pela esquerda e acionou Rildo em velocidade. Ele avançou e cruzou rasteiro para Rodallega, que escorou de esquerda e quebrou um jejum de seis partidas sem marcar, fazendo seu 13º gol na temporada.

O time catarinense se lançou ainda mais ao ataque no 2º tempo, mas enquanto os titulares do Bahia tiveram fôlego, a pressão não resultava em lances de real perigo. A partir do momento que Mugni não mais conseguia acompanhar meias e laterais, e que Rezende, lesionado, deixou o campo para a entrada de Emerson Santos, os espaços aumentaram e não fosse duas grandes intervenções do goleiro Danilo Fernandes, a tranquilidade do Tricolor na partida não teria sido a mesma.

Enderson Moreira e seu auxiliar Luís Fernando Flores, que comandou o time em campo, enxergaram o problema e revigoraram a marcação com a velocidade de Jacaré e Davó, e a estabilidade de Gabriel na direita, entrando no lugar de André. Os contra-ataques voltaram a aparecer e por pouco o Esquadrão não ampliou. No fim, o 2 a 0 premiou o time mais eficiente e o Tricolor recupera três dos seis pontos consecutivos que perdeu em casa, além de moral para encarar o Grêmio, sábado, 2, na Arena Fonte Nova.

FICHA TÉCNICA

Brusque x Bahia - 15ª rodada do Brasileirão da Série B

Local: Augusto Bauer, em Brusque (SC)

Público: 3.176

Renda: R$ 86.945,00

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)

Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (ambos de SP)

Cartões amarelos: Jefferson Bahia, Rodolfo Potiguar e Airton (Brusque); Ignácio, Rildo e Raí (Bahia)

Gols: Rezende e Rodallega (Bahia) 

Brusque - Jordan; Pará (Edílson), Wallace, Jeferson Bahia, Airton; Zé Mateus (Álvaro), Rodolfo Potiguar e Balotelli; Alex Ruan (Júnior Todinho), Alex Sandro (Fernandinho) e Crislan (Jailson). Técnico: Luan Carlos.

Bahia - Danilo Fernandes; André (Gabriel Xavier), Ignácio, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Rezende (Emerson Santos), Patrick, Mugni (Vitor Jacaré) e Daniel; Rildo (Raí) e Rodallega (Matheus Davó). Técnico: Luís Fernando Flores (auxiliar).

Publicações relacionadas