BRASILEIRÃO
Largada ruim é similar a melhor campanha do Bahia nos pontos corridos
Desempenho atual é parecido com o de 2017, o melhor dos pontos corridos, mas pior que o do último rebaixamento
Por Lincoln Oriaj
O desempenho do Bahia nas dez primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro não tem agradado aos seus torcedores. O Tricolor não vence uma partida há mais de um mês, são seis rodadas sem um triunfo sequer. Mas ao comparar o momento atual com outros dois cenários, é possível perceber que o desempenho inicial não é tão determinante assim para a classificação final.
Nas dez primeiras rodadas da edição de 2017, ano em que o Bahia conseguiu sua melhor campanha na Série A do Brasileirão, o time conquistou três vitórias, um empate e seis derrotas, somando um total de 10 pontos. Foram 13 gols marcados e 14 sofridos neste período. Apesar de um início irregular, o Tricolor conseguiu se recuperar ao longo da competição e encerrou o campeonato na 12ª posição, com 50 pontos.
Já em 2021, ano em que foi rebaixado pela última vez, o Bahia teve um desempenho mais consistente nas primeiras rodadas, venceu cinco jogos, empatou três e perdeu dois, totalizando 17 pontos. A equipe marcou 18 gols e sofreu 13. No entanto, apesar desse bom início, o clube enfrentou dificuldades ao longo da competição e acabou sendo rebaixado para a Série B na 18ª posição, com 43 pontos.
Na atual edição, a campanha das dez primeiras rodadas é parecida com a campanha de 2017, com duas vitórias, três empates e cinco derrotas, e nove pontos somados. São 11 gols marcados e 16 sofridos que deixaram o Bahia na 15ª colocação.
Em 2017, o Bahia conseguiu se recuperar e terminou a competição com a classificação para a Sul-Americana, enquanto em 2021, apesar de um início promissor, foi rebaixado de forma trágica.
Apesar das oscilações ao longo dos anos, o Bahia segue em busca de dias melhores na era dos pontos corridos da Série A. O técnico Renato Paiva terá tempo de preparação para o próximo desafio, contra o Palmeiras, programado para o dia 21 de junho, às 21h30, na Arena Fonte Nova, e a janela de transferências do segundo semestre promete ser de muita movimentação para o Tricolor.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes