FUTEBOL
"Manter os pés no chão", prega Guto após goleada do Bahia
Tricolor deve terminar mais uma rodada na liderança da Série B
O péssimo início de temporada do Bahia deixou a sua torcida com o pé atrás em relação ao elenco e ao trabalho do treinador Guto Ferreira. Mas desde o começo da Série B, o Tricolor começa a mudar essa imagem e com uma boa campanha nas primeiras seis rodadas do campenato nacional faz a sua torcida sonhar com a volta para a primeira divisão.
A mudança de chave foi tanta, que o treinador Guto Ferreira agora precisa frear a empolgação da sua equipe. Na terça-feira, 3, logo depois a goleada por 4 a 0 contra o Londrina, na Arena Fonte Nova, o técnico afirmou que o elenco, que retomou a liderança da Série B, precisa "manter os pés no chão" para continuar equilibrada na briga pelo acesso.
"O momento é muito bom, mas não podemos empolgar. É pezinho no chão, firme e forte. O momento de estar em cima você fica extremamente visado. E para se manter em primeiro até a última rodada não é fácil. Espero que a gente consiga estar entre os quatro para conquistar o acesso e quem sabe coisa maior no final. O mais valoroso é estar entre os quatro. Gostaria de estar todas as rodadas no lugar que estamos hoje, mas o mais importante é manter a média, e na média a gente está entre os quatro", disse o treinador, em entrevista coletiva.
Nas seis rodadas da Série B, o Bahia conta com quatro vitórias, um empate e uma derrota. No entanto, nas partidas anteriores, o pouco poder de fogo do ataque da equipe era uma preocupação, principalmente na última rodada contra o Ituano, quando foi derrotado por 1 a 0. Na avaliação de Guto, a equipe consegue criar bem contra os adversários, mas faltava capricho nas finalizações.
"Em termos de comportamento, o Bahia foi tão agressivo quanto os outros jogos. Se pegar finalizações dos outros jogos, e inclusive com o Ituano, que nós perdemos, finalizamos mais naquele jogo do que esse. O Bahia vinha criando, por detalhes não vinha conseguindo finalizar, hoje o gol cedo trouxe tranquilidade e o Bahia soube se comportar, se postar e não dando chances ao adversário, criando quatro finalizações de gol e outras tantas. Fico feliz e precisamos ter desempenho parecido, com resultados parecidos nas próximas 32 rodadas, mas fico feliz em cima de toda situação que o Bahia vem fazendo até aqui", afirmou.
Agora o Bahia tem uma semana até o seu próximo compromisso, que será pela Copa do Brasil, contra o Azuriz, na cidade de Pato Branco, no Paraná. O Tricolor precisa vencer, já que não saiu do zero contra o modesto rival na partida de ida na Arena Fonte Nova. Logo em seguida, o Tricolor segue longe de Salvador e tem como adversário o Vasco, em São Januário, pela Série B. Guto Ferreira comentou as próximas partidas da equipe.
"Dois jogos difíceis. Vamos pensar primeiro no Azuriz e depois temos um tempo para pensar no Vasco. Embora seja uma semana perna curta, é maior que os três dias. Descanso de uma viagem longa e tempo para se corrigir a estrutura. O Vasco vem encostando no bloco de cima e dentro de casa tem sido forte. Contra o Azuriz também, não é pelo fato de jogar em casa, eles não mudam postura. Temos que criar alguma coisa a mais e ter a felicidade de marcar na frente deles", disse o treinador.
O Bahia de Guto Ferreira lidera a Série B do Campeonato Brasileiro, com 13 pontos conquistados. Grêmio e Cruzeiro, com um jogo a menos, tem 10 pontos, mas como se enfrentam na rodada, somente um pode alcançar a pontuação do Tricolor. Ainda assim, para perder a liderança, o Bahia precisa perder a sua boa vantagem no saldo de gols.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes