EC.BAHIA
O dia é hoje!
Esquadrão visita Grêmio na exata data de seu único triunfo no duelo em Brasileiros no RS
Um adversário tradicional, dono do elenco mais caro da Série B, numa batalha em território hostil, onde pena para conseguir pontos no Brasileirão. O contexto não é nada favorável para o Bahia no clássico deste domingo, às 16h, contra o Grêmio, em Porto Alegre, pela 35ª rodada da Série B. Contudo, se o Esquadrão pudesse escolher um dia para dar fim ao tabu de ainda não ter vencido fora de casa no returno do torneio, a data de hoje não poderia ser melhor: nos 22 jogos por campeonatos que fez contra o time gaúcho no Rio Grande do Sul, o Tricolor baiano venceu apenas um, justamente num 16 de outubro, na temporada 2019.
No total foram 23 duelos em Porto Alegre, 22 por competições nacionais e um amistoso (com triunfo do Bahia por 2 a 1, em 1996, na festiva inauguração dos novos refletores do antigo Estádio Olímpico). Nas partidas ‘valendo’, foram 12 vitórias gremistas, nove empates e o já citado solitário triunfo baiano na Série A de 2019, por 1 a 0, gol de Arthur Caíke, de pênalti.
Se vai ou não se valer da coincidência da data, o fato é que o Bahia precisa de um triunfo para poder chegar na próxima rodada com chances de garantir o acesso à Série A. O Esquadrão tem 56 pontos na tabela de classificação, com quatro de vantagem para o Sport, 5º colocado. Se abrir seis pontos de vantagem para o primeiro time fora do G-4 ao fim desta rodada, o Tricolor precisaria apenas vencer o Vila Nova, no dia 22, na Fonte Nova, por qualquer placar, para carimbar sua vaga na 1ª Divisão. Além do duelo com os goianos, o Bahia ainda terá pela frente o Guarani (em Salvador, no dia 28) e CRB (em Maceió, no dia 6/11).
O jogo pode também ser decisivo para o Grêmio, atual vice-líder do campeonato, com 57 pontos, e dono da 3ª melhor campanha como mandante na competição (41 pontos em 17 partidas, 80%), atrás apenas do campeão Cruzeiro e do Sampaio Corrêa (que pode ser ultrapassado pelos gaúchos em caso de empate ou vitória).
Clima de decisão
O clima de decisão esteve em peso nas palavras dos atletas do Bahia entrevistados durante a semana no CT Evaristo de Macedo, com destaque para o atacante Caio Vidal, vindo por empréstimo do Internacional e ‘com sede’ para atuar contra o arquirrival do seu ex-clube. “A motivação é grande. Defendi as cores do Internacional. Para o clube todo é uma motivação a mais, porque se a gente sair de lá com o triunfo, provavelmente a gente sai com a classificação. Para mim, quero muito estar neste jogo, jogar bem, ajudar a equipe da melhor forma possível, e fazer um gol no Grêmio, porque não fiz ainda”, disse o jogador de 21 anos e que ainda não marcou pelo Tricolor nos quatro jogos que fez pela equipe.
O técnico Eduardo Barroca não deu pistas da escalação para a partida de hoje, mas é provável que Caio Vidal seja um de seus titulares. A tendência é que ele mantenha contra o Grêmio boa parte do time que derrotou o Brusque no último sábado, podendo reforçar o sistema defensivo com a troca de Daniel ou Ricardo Goulart por um volante (Rezende) ou zagueiro (Gabriel Xavier). O treinador não tem atletas suspensos para o duelo.
O elenco chegou a Porto Alegre na sexta-feira e realizou ontem à tarde, já na capital gaúcha, seu último treino antes da partida. O retorno para Salvador está marcado para amanhã.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro