TROCA DE COMANDO
Tite sai e abre vaga para técnico da Seleção; confira possíveis nomes
Nomes estrangeiros e atual campeão da Libertadores podem pintar no Brasil
Por Da Redação
Antes mesmo da triste eliminação para a Croácia nesta sexta-feira, 9, nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar, o técnico Tite já havia sinalizado a decisão de encerrar o ciclo como comandante da Seleção Brasileira. O fim chegou de forma antecipada e os possíveis sucessores do gaúcho começam a aparecer no radar da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Nomes estrangeiros e atual campeão da Libertadores podem pintar na Seleção Canarinho. Confira:
Abel Ferreira
O longevo técnico do Palmeiras é citado com frequência por torcedores e comentaristas esportivos como um bom nome a assumir o Brasil. Chegando ao país em 2020, o português acumula cinco títulos pelo clube paulista, sendo duas Libertadores da América consecutivas, em 2020 e 2021. Com um futebol que é reconhecidamente disciplinado e enérgico, as equipes de Abel se apresentam como grandes favoritos à maioria das competições, chegando a fazer frente ao Chelsea no Mundial de Clubes, que acabou em 2 a 1 para o time inglês na prorrogação.
Dorival Júnior
O treinador brasileiro, que se despediu recentemente do Flamengo, não era um dos cotados ao cargo antes de chegar ao rubro-negro carioca. Com um futebol moderno, potencializando os craques do time e criando uma consistência defensiva, o técnico chegou aos títulos da Copa do Brasil e Libertadores em 2022 e se credenciou como "a bola da vez" para a CBF, segundo o vice-presidente da entidade, Francisco Novelleto. Com medo de perder o treinador para a Seleção, o Flamengo se movimentou e o demitiu em novembro, e agora Dorival espera os próximos capítulos da grande chance de treinar o Brasil.
Jorge Jesus
Sonho antigo de muitos clubes brasileiros após o ano de ouro à frente do Flamengo, em 2019, quando conquistou o Campeonato Brasileiro da Série A - com recorde de pontos - e a Libertadores, Jorge Jesus também chegou a ser ventilado para o comando da Seleção. Apesar dos rumores, as partes - técnico e entidade -, nunca confirmaram uma aproximação ou até mesmo uma consulta da CBF aos planos do profissional português. Assim como para Abel Ferreira, a barreira da língua não existiria para Jesus, o que facilitaria a adaptação dos atletas a uma nova filosofia de competir no futebol. Jorge Jesus está atualmente empregado, treinando o Fenerbahçe, da Turquia, onde lidera o campeonato nacional.
Cuca
O treinador, atualmente, já não agrada tanto quanto na época da sua passagem avassaladora pelo Atlético Mineiro, em 2021, quando conquistou a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série A. Os motivos para Cuca correr por fora são por sua inconsistência de trabalho, já que ele costuma a assumir equipes por, no máximo um ano, e por seu retorno ao Galo, que não emplacou bons números quanto na passagem anterior. Com versatilidade para avançar em mata-matas e criar lastro nas competições de pontos corridos, Cuca tem como ponto positivo explorar e melhorar as valências dos craques nos times que treinou. Não pratica um futebol complexo, mas disciplinado e objetivo, muitas vezes letal em contra-ataques.
Agora o Portal A TARDE quer saber a sua opinião. Acesse o nosso perfil no Instagram @grupoatarde, confira os nossos stories e vote no seu técnico preferido. Aproveite a aba de comentários para opinar sobre sua preferência ou para citar outro nome que, para você, é o nome perfeito para assumir a Seleção Brasileira.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes