Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > esportes > EC.VITÓRIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

VEREDAS A DESBRAVAR

Ainda sem vencer fora de casa, Vitória enfrenta o CSA no Nordestão

Leão vai para segunda rodada da Copa do Nordeste após empatar na estreia no Barradão

Por Daniel Farias

05/02/2023 - 6:30 h
Atacante Léo Gamalho, do Vitória, treina na Toca do Leão
Atacante Léo Gamalho, do Vitória, treina na Toca do Leão -

Em nove jogos disputados em 2023, o Vitória ganhou quatro, empatou dois e perdeu três. A campanha até aqui é mediana, olhando para a frieza dos números, mas uma marca desconfortável dessa trajetória inicial na temporada pode se tornar um problema mais à frente, caso não seja logo resolvido: neste ano, o time ainda não venceu fora do Barradão.

A maior parte dos jogos (seis) teve, de fato, o Leão como mandante, no conforto do seu lar. Mas agora vai precisar encontrar os caminhos para desbravar outras veredas e conquistar pontos fundamentais fora de casa para seguir competitivo nos dois certames em disputa, Baiano e Copa do Nordeste.

Hoje, o Rubro-Negro encara o CSA, no Rei Pelé, em Maceió, às 16h. A partida é uma ótima oportunidade para quebrar essa sequência e acabar com a falta de triunfos fora de casa neste ano. O jogo é válido pela segunda rodada da Copa do Nordeste e pode colocar o Vitória em uma posição mais favorável na tabela.

Atualmente, está fora da zona de classificação no Grupo A, com um ponto. Se vencer, pode percorrer a trilha de um bom início de campeonato e encostar ou mesmo entrar no setor dos quatro times que se classificam para a segunda fase.

Histórico em perspectiva

O histórico do confronto, no longo prazo, é positivo para a equipe baiana. Em 18 jogos oficiais, os alagoanos venceram cinco, enquanto o Leão ganhou nove vezes. Nas outras quatro oportunidades, deu empate. Porém, nos últimos cinco jogos, o CSA venceu quatro e empatou um.

No caso dos confrontos em Maceió, o Vitória já venceu duas vezes fora de casa. A última foi exatamente no Nordestão, em 2002, quando ganhou de 1 a 0, no Trapichão.

Para o jogo de hoje, o Leão terá alguns desfalques, mas também reforços importantes. O lateral esquerdo Vicente, que saiu reclamando de dores musculares ainda no primeiro tempo do jogo contra o Jacobinense, na última quinta, não foi relacionado para a partida. O mesmo aconteceu com o atacante Rafinha, que foi substituído com incômodo na posterior da coxa. Os jogadores foram avaliados pelo departamento médico do clube, que decidiu poupá-los da partida em Maceió.

Possibilidades ofensivas

Se uns estão impossibilitados de entrar em campo por conta de lesão, outros retornam recuperados hoje. O volante Léo Gomes, o goleiro Dalton e o atacante Léo Gamalho foram relacionados e podem jogar.

No caso de Gamalho, que sofreu um corte no antebraço e precisou de intervenção cirúrgica, a volta torna-se ainda mais importante, uma vez que o centroavante Tréllez vive fase ruim e tem encontrado dificuldades de balançar a rede. Com o goleador em campo, mais possibilidades de ataque se abrem.

O meia Diego Torres e os atacantes Dibble e Rafinha marcaram os gols nas últimas partidas. O golaço de falta de Torres, um dos mais bonitos do time este ano, segue reverberando no ambiente do Leão.

Até comparações com outros meias que vestiram a camisa rubro-negra, a exemplo de Escudero (também argentino, destaque em 2013), têm sido feitas por comentaristas e torcedores. Ainda é cedo para avaliar o real potencial de Torres na produção ofensiva do Vitória, mas o jogador ainda pode crescer na temporada como opção para o técnico João Burse.

Torres, em entrevista coletiva, afirmou que estava “trabalhando muito” para fazer o primeiro gol com a camisa do Leão, o que aconteceu em grande estilo.

“Fazer gol com a camisa do Vitória é especial. Espero cair nas graças da torcida. Eu estou melhor fisicamente e, obviamente, estamos nos entrosando agora, depois de vários jogos. É um time novo e, na medida em que a gente for trabalhando, a gente vai se conhecendo mais. E creio que a gente vai transmitir isso no jogo”, disse Torres.

O retorno de Léo Gamalho e as grandes atuações de Diego Torres e do lateral Railan (que deu uma bela assistência para Rafinha) na última partida significam esperança em novas veredas possíveis que podem ser exploradas por Burse na temporada, e na montagem e nas estratégias da equipe na partida de hoje contra o CSA. Tanto para os gols quanto para o primeiro triunfo do Vitória fora de casa.

Possíveis escalações:

CSA: Dalberson; Everton Silva, Thales, Xandão e Pará; Bruno Matias, Guilherme Rend, Tomas Bastos, João Felipe, Kaio Nunes e Rodriguinho. Técnico: Roberto Fonseca.

Vitória: Dalton; Zeca, Dankler, Camutanga e Railan; Rodrigo Andrade, Diego Torres e Gegê; Nicolás Dibble, Osvaldo e Léo Gamalho. Técnico:João Burse.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Atacante Léo Gamalho, do Vitória, treina na Toca do Leão
Play

Antes de Vitória e Flamengo, torcidas brigam na frente do Barradão

Atacante Léo Gamalho, do Vitória, treina na Toca do Leão
Play

VÍDEO: vítima de ação da TUI revela detalhes de ataque a jogadores

Atacante Léo Gamalho, do Vitória, treina na Toca do Leão
Play

"Não foi com a sola": Veja a análise do VAR em Corinthians x Vitória

Atacante Léo Gamalho, do Vitória, treina na Toca do Leão
Play

Vitória recebe Athletico buscando sacramentar boa fase

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA