EC VITÓRIA
Burse assume em momento crítico e tem pouco tempo para mostrar serviço
Com oito rodadas restando para o fim da Série C, Leão luta para se afastar do Z-4
Por Luiz Teles
O cenário é quase de terra arrasada. O tempo de recuperação é curto. A necessidade de resultados é urgente. E foi sob este panorama nada alentador que João Burse, novo técnico do Vitória, iniciou na segunda-feira seu trabalho no clube, que demitiu Fabiano Soares ainda na noite de domingo, após mais uma derrota no Barradão, desta vez para o Botafogo-SP, por 1 a 0, pela 11ª rodada da Série C.
>>Leia mais notícias sobre o Vitória
E se o desafio de recolocar o Rubro-Negro no caminho das vitórias é árduo, Burse sabe que não pode perder tempo. Contratado no fim da noite de domingo, ele desembarcou em Salvador na manhã de segunda, e durante a tarde já comandou o primeiro treino (conversou com os atletas e observou os reservas num coletivo) no novo clube. Na verdade, nem tão novo assim para ele, que vinha de um trabalho de duas temporadas no Cianorte-PR.
João Batista Donizete Dressler Burse, de 40 anos, é paulista de Estiva Gerbi, e tem um currículo vitorioso nas divisões de base do Leão, chegando até a comandar o time profissional interinamente em 2018, após as saídas de Vagner Mancini e Paulo Cézar Carpegiani. Formado em Educação Física, pós-graduado em Futebol e com cursos concluídos pela CBF, ele levou o time sub-17 do Vitória ao título da Copa do Brasil. Comandou ainda as equipes sub-20 e sub-23, antes de receber o convite para trabalhar nas categorias inferiores do Palmeiras.
Mas e agora, João? Como mudar os rumos do Vitória na Série C? O treinador será apresentado oficialmente nesta terça, quando concederá uma coletiva à imprensa, mas na segunda ele conversou com o site Bahia Notícias e deu pistas de suas estratégias para tirar o Leão da crise. “Precisamos estar olhando no olho de cada jogador, ver o dia a dia de treinamento, então não quis nem perder tempo. Hoje (ontem) já estou dando treino, para eles conseguirem rapidamente entender o que queremos”, disse.
Soares lamenta
Demitido no domingo, Fabiano Soares publicou em suas redes sociais uma mensagem de despedida ao Rubro-Negro. “Me despeço de forma oficial do E.C. Vitória, um clube com uma história tão grande que jamais deveria estar na Série C. Com nove jogos no comando, conseguimos deixar a zona de rebaixamento, mas infelizmente não foi suficiente para dar a sequência que gostaria. Algumas situações que fogem do meu poder, impossibilitaram a evolução que estava prevendo na equipe”, disse o técnico, que foi o terceiro treinador a passar pelo Vitória na temporada.
Fabiano Soares foi contratado em abril, juntamente com o diretor de futebol Rodrigo Pastana, e deixa o clube com três vitórias, dois empates e quatro derrotas: aproveitamento de 40%. Com apenas 11 pontos em 11 jogos na Série C, o Vitória está em 16º lugar, mesma pontuação do Floresta (17º e primeiro time na zona de rebaixamento). São seis pontos de distância para a zona de classificação à próxima fase.
João Burse terá uma semana até sua estreia, neste sábado, contra o Altos, no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. Para esta partida, o treinador vai contar com os retornos de Eduardo, Mateus Moraes, Léo Gomes, João Pedro e Alemão, que cumpriram suspensão no último domingo. Depois de receber o terceiro amarelo, Dionísio é desfalque no Piauí.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes