CAMPEONATO BAIANO
Com reforços, Vitória visita Juazeirense em busca de primeiro triunfo
Léo Gamalho, Gustavo Blanco e Dankler foram regularizados e estão à disposição

Por Daniel Farias

O momento do Vitória é de concentração para corrigir os erros e projetar as mudanças. Depois da vergonhosa goleada de 4 a 1 sofrida do Itabuna, no Barradão, o Leão deve fazer um esforço para reconquistar a confiança da torcida de que a temporada não será uma mera repetição do sofrimento dos últimos anos.
Alguns passos foram dados: o atacante Léo Gamalho, principal contratação do time para reforçar o setor, e o meia Gustavo Blanco, foram regularizados ontem e já podem estrear na partida de hoje, às 19h15, no estádio Adauto Moraes.
Outro jogador que foi relacionado pelo técnico João Burse e deve estrear é o zagueiro Dankler. Ele foi regularizado e também teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário da CBF. Por conta de problemas no pagamento de uma dívida ao Universidad do Equador na transferência de Jordy Caicedo, o Rubro-Negro recebeu uma punição da Fifa e vinha enfrentando limitações para novas contratações há mais de um ano.
Com o registro dos jogadores, a equipe comandada por Burse ganha reforços que podem contribuir para uma alteração de rota do Baianão. A equipe ainda não venceu na competição.
Essa virada de chave no estadual torna-se urgente não apenas pela relevância da competição na história do futebol baiano e porque vale a importante vaga para a Copa do Brasil, mas também como um termômetro fundamental para os desafios e confrontos que o Rubro-Negro terá em competições ainda mais difíceis, a exemplo da Copa do Nordeste e da Série B do Campeonato Brasileiro.
O volante Léo Gomes tratou do desempenho da equipe no Baianão em entrevista coletiva antes da viagem da delegação para Juazeiro. “Foram dois tropeços que doeram para nós. Nosso grupo já se reuniu, conversamos dentro do vestiário. E nesse jogo temos que dar o máximo para conquistar os três pontos lá”, disse o jogador.
Sem confrontos de ida e de volta na primeira fase, o Baianão chega à terceira rodada, ou seja, a 1/3 desse primeiro momento da competição. Mesmo fora de casa, o que a torcida do Vitória espera é o triunfo contra a Juazeirense, que atualmente é a lanterna com duas derrotas. Assim, vencendo, o Rubro-Negro pode retornar a um patamar mais competitivo no certame.
“O Baianão é tiro curto, poucos jogos. O quanto antes a gente conseguir pontuar vai ser importante e, com certeza, esse jogo será uma decisão. A gente encara todo jogo como decisão e esse não será diferente”, falou Léo Gomes.
Uma das falhas demonstradas pelo Vitória nas últimas partidas é a queda de rendimento no segundo tempo. A equipe começa pressionando, mantendo a posse de bola, conduzindo o jogo, porém, tem errado no recuo e na formação das linhas defensivas, sofrendo com os adversários. Outro problema tem sido a falta de aproveitamento nas finalizações. Na derrota para o Itabuna, o Rubro-Negro chutou oito vezes ao gol, enquanto o Dragão do Sul finalizou seis vezes na direção do gol. Além disso, a equipe chutou 14 vezes para fora, parte em chutes de longa distância.
Novas possibilidades
Após o jogo contra o Itabuna, João Burse, ao assumir a responsabilidade pela derrota, abordou a necessidade de correção dessas falhas, que se repetiram mesmo no jogo contra a Jacuipense, vencido pelo Leão, pelas eliminatórias da Copa do Nordeste.
Com a possibilidade de entrar em campo com Gustavo Blanco e Léo Gamalho, o treinador ganha opções para o meio, tanto na linha defensiva, como na transição, e na eficiência das finalizações. Nas últimas duas temporadas, Léo Gamalho, artilheiro nato, fez 40 gols pelo Coritiba, em 2021 e 2022, quatro pelo Al-Khor, do Qatar, em 2021, e deu seis assistências aos seus companheiros de equipe. Excelente desempenho que, se repetido no Vitória, pode contribuir muito para que os triunfos cheguem com mais frequência.
FICHA TÉCNICA:
Juazeirense x Vitória - 3ª rodada do Campeonato Baiano
Local: Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro (BA), às 19h15
Árbitro: Reinaldo Silva Santana
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos e Elicarlos Franco de Oliveira
Juazeirense - Gleibson; Dadinha, Matheus Reis, Jamerson e Nildo; Waguinho, Knupp, Jerry e Reinaldo; Caíque e Ian. Técnico: Rodrigo Chagas
Vitória - Dalton; Railan, Dankler, Camutanga e João Lucas; Léo Gomes, Rodrigo Andrade e Eduardo; Gegê, Rafinha e Léo Gamalho. Técnico: João Burse
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes