Fim do jejum reacende a esperança da torcida, que voltará a frequentar o Barradão | A TARDE
Atarde > Esportes > E.C.Vitória

Fim do jejum reacende a esperança da torcida, que voltará a frequentar o Barradão

Publicado quinta-feira, 14 de outubro de 2021 às 06:30 h | Autor: Rafael Teles
União do elenco rubro-negro pode ser fundamental para salvação | Foto: Pietro Carpi | EC Vitória
União do elenco rubro-negro pode ser fundamental para salvação | Foto: Pietro Carpi | EC Vitória -

A matemática ainda joga contra o Vitória, mas o inesperado triunfo conquistado fora de casa, contra o Sampaio Corrêa, serviu para reacender a chama da esperança rubro-negra. É possível dizer que o time trocou uma ‘missão impossível’ por um ‘milagre possível’ nessa reta final da Série B do Campeonato Brasileiro, que tem apenas mais oito partidas pela frente.

As contas do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apontam que o Leão tem 86% de risco de rebaixamento. Mas esse número já esteve próximo dos 95% antes de o time treinado por Wagner Lopes fazer 1 a 0 na Bolívia Querida e encerrar um jejum de sete rodadas sem vitórias na Segundona.

“Temos certeza que vamos sair dessa. Não tem como fazer conta. O imponderável acontece no futebol. A gente tem que pensar jogo a jogo”, disse o zagueiro e capitão Wallace Reis, após a partida da última terça-feira, em São Luís-MA.

Embora o defensor prefira evitar projeções, algumas contas são importantes para ajudar o torcedor a entender o tamanho do milagre que o time precisa para escapar do Z-4.

A tabela da Série B mostra o Vitória na 18ª posição, com 29 pontos conquistados. São 16 a menos que os 45 projetados por Wagner Lopes para salvar o time do rebaixamento quando ele chegou à Toca do Leão, há exatos dois meses, em agosto.

Para alcançar a meta do treinador, o Leão teria que vencer cinco e empatar um dos próximos oito jogos. Ou vencer quatro e empatar os outros quatro. Independentemente da combinação de resultados, o time precisa ter um aproveitamento de 67% dos pontos disputados. Algo superior ao que faz o líder Coritiba, que até agora tem um desempenho de 62%.

A boa notícia é que a Segunda Divisão já mostrou cenários mais tranquilos para quem luta contra o rebaixamento. Nas últimas duas temporadas, por exemplo, somar 40 pontos foi suficiente para escapar da degola. Nesse caso, o Rubro-Negro precisaria ‘só’ de mais 11, o que poderia ser alcançado com três triunfos e dois empates nos próximos oito jogos (confira no quadro ao lado uma análise dos adversários do Vitória até o fim do campeonato).

Secador ligado

Torcer contra os adversários diretos também é uma parte importante do processo para se manter na Série B. Hoje, o Leão está só três pontos atrás do Brusque, primeiro time fora da zona de rebaixamento, mas essa distância pode aumentar porque os catarinenses ainda não entraram em campo pela 30ª rodada. Eles vão jogar na sexta-feira, 15, contra o Remo.

A partida entre Operário-PR e Londrina, no sábado, é outra que precisa entrar no radar dos rubro-negros. Com 34 pontos, o Fantasma ainda entra no bolo dos times que vão lutar contra o rebaixamento. E o Tubarão, com 30, é a primeira equipe na frente do Vitória, que soma 29 até agora.

Outro time com 34 pontos que joga no sábado é a Ponte Preta. A Macaca recebe o Náutico e, para o Vitória, não seria nada mal se o Timbu saísse de campo vencedor em Campinas.

Reencontro marcado

O retorno da torcida ao Barradão é outro motivo que serve para animar os rubro-negros. O reecontro vai acontecer na próxima terça-feira, às 21h30, em jogo contra o Itabaiana, pela segunda fase da Pré-Copa do Nordeste. A classificação para a terceira fase vai ser decidida em um confronto único eliminatório. Em caso de empate, teremos disputa de pênaltis para determinar quem avança.

Em nota, o clube disse que nos próximos dias vai passar mais detalhes da venda de ingressos e sobre como vai funcionar o acesso ao estádio no dia do mata-mata.

Na Série B, quatro dos oito jogos que restam vão acontecer no Barradão. Assim, o Vitória vai ter apoio dos torcedores contra Brasil de Pelotas, CSA, Cruzeiro e Vila Nova.

Publicações relacionadas