'CASO DAVID'
Vitória aceita proposta do Metalist e espera pagamento em agosto
Rubro-Negro afirmou estar respaldado na Fifa em acordo firmado com o clube ucraniano
Por Da Redação
Após o presidente Fábio Mota esclarecer em coletiva sobre a situação envolvendo o atacante David, o Vitória publicou em seu site oficial, nesta segunda-feira, 28, uma nota onde comunicou ter aceitado a proposta do Metalist para receber o respectivo pagamento pelo atleta no mês de agosto.
>>Leia mais notícias sobre o Vitória
De acordo com trecho do comunicado, já dito anteriormente pelo mandatário rubro-negro, os clubes haviam firmado acordo pelo atacante no fim de janeiro, mas, devido a guerra na Ucrania, o Vitória perdeu contato com o Metalist. Por conta disso, o Rubro-Negro não havia enviado o Certificado de Transferência Internacional (ITC).
O clube europeu retomou as conversas com a diretoria do Leão no início de março e propôs que o pagamento fosse realizado em agosto "no mesmo valor estabelecido no contrato original". David foi negociado pelo Vitória ao Metalist no valor de 1,2 milhão de euros (cerca de R$ 7,2 milhões de reais).
"Como a FIFA obriga aos clubes a transferência imediata dos atletas sob pena de perda dos direitos econômicos e, estando o Vitória respaldado nas determinações e comando do órgão internacional, foi enviado o ITC para a FIFA, como parte do cumprimento do nosso dever", explicou o Vitória em trecho da nota.
Por fim, o Rubro-Negro ratificou o prosseguimento da transação do atleta e encerrou dizendo que espera que o FC Metalist cumpra com o pagamento do valor acertado para a transferência do atleta (confira o comunicado completo abaixo).
Nota oficial do Vitória:
Em esclarecimento sobre a transferência do atleta David da Conceição da Hora ao FC Metalist da Ucrânia, o Esporte Clube Vitória vem informar que foi celebrado instrumento particular de venda, na data de 29 de janeiro de 2022.
Conforme dispõe o art. 9.1. do Regulamento de Transferências da FIFA (FIFA RSTP), a emissão de Certificado de Transferência Internacional (CTI), não pode estar sujeita a nenhuma condição ou prazo (“The ITC shall be issued free of charge without any conditions or time limit”). Portanto, deve ocorrer imediatamente após a assinatura do contrato.
O contrato previa o pagamento 15 (quinze) dias após o envio dos documentos necessários da transação. Em virtude da condição superveniente da guerra, o Vitória perdeu o contato com o clube ucraniano, até que o FC Metalist nos contatou novamente e apresentou nova proposta para prorrogação do pagamento com vencimento em outra data.
O FC Metalist, em 1º de março de 2022, sugeriu o pagamento para o mês de agosto de 2022, no mesmo valor estabelecido no contrato original e o imediato envio do ITC à FIFA para transferência dos direitos federativos do atleta.
Como a FIFA obriga aos clubes a transferência imediata dos atletas sob pena de perda dos direitos econômicos e, estando o Vitória respaldado nas determinações e comando do órgão internacional, foi enviado o ITC para a FIFA, como parte do cumprimento do nosso dever.
Considerando essas circunstâncias externas excepcionalíssimas que ocorreram na transação que impediram o pagamento dos valores devidos no prazo previsto ao Vitória, certamente não cabia ao clube outra hipótese senão a de prosseguir com a transferência do atleta, adimplindo com a sua obrigação contratual como a FIFA determina e aguarda que o FC Metalist cumpra com o pagamento do valor acertado para a transferência do atleta.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes