LEÃO NA CAÇA
Vitória faz ofensiva no mercado; saiba para quais posições
Leão busca jogadores em diversas posições e deve fazer anúncio de reforços nos próximos dias
Por Daniel Farias
A janela de transferências do futebol brasileiro segue até o dia 7 de março, quinta da semana que vem. Chegando na Série A após cinco anos fora, o Vitória entrou cedo no mercado para garantir reforços para uma das temporadas mais desafiadoras do clube nos últimos anos, cujo objetivo é se manter na primeira divisão.
A maior parte dos 16 reforços já confirmados, por enquanto, não encheu os olhos da torcida rubro-negra, mas alguns se firmaram na equipe, caso do volante Willian Oliveira, do lateral Patric Calmon e do atacante Alerrandro, que se firmaram na equipe titular. Não por acaso, os três estavam em times da Série A e contribuíram com resultados positivos no Baiano e na Copa do Nordeste.
Entre aqueles que têm ido aos jogos no banco de reservas e eventualmente entrado em campo, o meia Daniel Jr., o volante Caio Vinicius e o lateral-esquerdo Lucas Esteves já apresentaram bom desempenho vestindo a camisa rubro-negra.
O primeiro marcou dois gols, um deles decisivo para o empate na partida contra o Náutico. Já Caio, mais irregular, fez boas partidas, contribuindo na armação de jogadas e no sistema tático definido por Léo Condé, enquanto Lucas Esteves oscilou, mas cumpriu bem o papel na ausência de Patric Calmon. Por outro lado, alguns jogadores, que também podem ser considerados apostas da diretoria do Leão, ainda não responderam à altura das expectativas.
Dois exemplos são o centroavante Caio Dantas, que jogou a Série B pelo Vila Nova, marcando 10 gols, e chegou à Toca por empréstimo do Água Santa, e o zagueiro Cristián Zapata, experiente, com passagem pelo Milan e seleção colombiana, que não demonstrou segurança ao atuar no sistema defensivo do Vitória. Ambos podem sair antes do fim da janela, dependendo da avaliação da gestão de futebol do clube e do planejamento do técnico Léo Condé.
Segundo o perfil ECV Gols, que trata do clube, os dois jogadores, junto com o centroavante Léo Gamalho, “estão cotados para deixar o clube” em uma reformulação no elenco que a diretoria do Vitória estaria planejando. Recuperado de lesão, Gamalho voltou a treinar na Toca do Leão esta semana e já havia especulações sobre um interesse do Avaí, clube pelo qual já jogou, no retorno do atleta de 38 anos.
Renovação e chegada
O presidente Fábio Mota, do Vitória, anunciou, há cerca de uma semana, a chegada de um novo centroavante. Um dos nomes sondados foi Luiz Adriano, do Internacional, mas o dirigente rubro-negro descartou a contratação do jogador, embora tenha reconhecido que a negociação ocorreu. Na ocasião, Mota disse que já tinha fechado “um outro nome para a posição”, mas o anúncio não foi realizado.
O zagueiro Reynaldo, de 27 anos, que estava no Coritiba, fechou com o Leão. O jogador se destacou pelo Goiás, tanto na campanha de acesso para a Série A, em 2021, quanto na trajetória de permanência no ano seguinte. Ele teve uma passagem pelo Cruzeiro no início do ano passado e seguiu para o Coritiba, no qual sofreu com lesão e pouco atuou.
Querido pela torcida do Leão, o atacante Zé Hugo, que chegou por empréstimo do Azuriz e foi peça importante na conquista da Série B, teve o seu contrato, que acabaria no meio do ano, rescindido, mas seguirá no time. O clube fará um novo contrato com o jogador para a sequência da temporada.
Retorno do paredão
O goleiro Lucas Arcanjo voltou a treinar, após se recuperar de lesão no joelho, e deve ir para a partida contra o Itabuna, no estádio Mário Pessoa, pela última rodada do Campeonato Baiano. O Vitória está virtualmente classificado para a próxima fase e busca terminar em uma boa posição na tabela para decidir a semifinal no Barradão, onde não perde desde junho do ano passado.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes