AVASSALADOR
Vitória pode alcançar seu melhor início de Brasileiro no século XXI
Leão precisa vencer o Londrina, dentro de casa, para atingir o feito inédito
Por Daniel Farias
Um feito histórico pode se confirmar para o Vitória. Se considerarmos o histórico de início de Brasileirão, em todas as divisões que passou, o time tem a oportunidade, caso vença o Londrina, dentro de casa, na próxima sexta, de concretizar um feito inédito: a sua melhor campanha nas três primeiras rodadas do campeonato brasileiro neste Século XXI.
Apenas em uma outra ocasião o Rubro-Negro venceu as duas primeiras partidas, o que já revela a importância do atual início da Série B. Mas, nas últimas décadas, os três triunfos seguidos nas primeiras rodadas nunca ocorreu. Em 2009, começou a Série A ganhando por 2 a 0 do Atlético Paranaense, fora de casa, e derrotou o Sport por 1 a 0 em casa. No entanto, perdeu para o Cruzeiro na terceira rodada, deixando escapar a chance de fazer o seu melhor início de Brasileiro.
Assim como dessa vez, o Vitória, não tinha sofrido gols, embora não tivesse acumulado o imponente saldo de seis gols em duas rodadas. Agora, o Leão pode fazer uma história diferente, com o trunfo de um Barradão provavelmente lotado e uma torcida empolgada com o início de campanha.
Na memorável campanha do acesso em 2012, o Vitória iniciou a sua jornada com um triunfo sobre o Grêmio Barueri, uma derrota para o Criciúma e uma goleada de 4 a 0 no Ipatinga, em casa. Já na Série A de 2013, quando o Rubro-Negro terminou na quinta colocação, começou empatando com o Internacional, em jogo na Fonte Nova. Depois o venceu o Náutico, fora, e o Vasco por 2 a 0 no Barradão. São dois dos melhores inícios de Brasileiro do Leão.
Apesar dos números favoráveis, é muito cedo (e demanda cautela) afirmar que o time certamente briga pelo acesso ou que é candidato ao título. Entretanto, a evolução é nítida, principalmente com a chegada de bons reforços, a exemplo do zagueiro Wagner Leonardo, do lateral Marcelo, dos pontas Matheuzinho e Zé Hugo, e uma postura distinta em campo, com muito mais garra. Jogadores como Camutanga, Zeca e Osvaldo também melhoraram.
Junto com isso, o volante Rodrigo Andrade, que passou por contusão no primeiro trimestre, voltou a todo vapor, garantindo tranquilidade, qualidade no passe e uma melhor transição ofensiva. Até o goleiro Lucas Arcanjo, outrora questionado, tem feito defesas importantes e entra na disputa Thiago Rodrigues pela vaga na equipe titular.
Apoio central
O apoio que a torcida vem demonstrando ao time é central nesse processo. A grande festa realizada no Barradão na estreia na Série B foi uma espécie de combustível para a reviravolta da equipe no ano.
Com todos os prognósticos negativos, eliminações nas primeiras três competições do ano, os torcedores compareceram em número significativo na estreia e cresceram com a equipe. Foram também parte fundamental do grandioso triunfo de 3 a 0 contra a Ponte, repetido ao enfrentar outra equipe alvinegra, o ABC, fora de casa.
Dois outros aspectos, interligados, que merecem ser ressaltados em relação ao desempenho do time é a capacidade de reposição de peças. Com as baixas dos volantes Diego Fumaça e Marco Antônio, do goleiro Thiago Rodrigues, todos no departamento médico, e a inesperada lesão de Giovanni Augusto, que acabou não jogando contra o time potiguar, os jogadores que entraram, com algumas oscilações, responderam, no geral, da maneira positiva.
E, quando jogadores não estavam conseguindo desempenhar o seu papel da melhor forma, outros atletas entraram e fizeram a diferença, como nas entradas de Gegê e Matheuzinho no triunfo do último domingo. Mérito do técnico Léo Condé, que tem apresentado, na prática, uma boa leitura dos confrontos, antes e durante as partidas, e até então feito um trabalho exitoso no Rubro-Negro.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes