EC.VITÓRIA
Vitória utilizará equipe principal para a disputa do Baianão 2021
Por Rafael Teles

Uma semana. Esse é o tempo que os jogadores do Vitória vão ter para se desligar da temporada 2020 e começar a preparação dos trabalhos de 2021. Na segunda-feira, 1º, o Rubro-Negro confirmou a reapresentação dos jogadores para a próxima segunda. O grupo vai trabalhar na Toca do Leão de olho no Campeonato Baiano, que tem início marcado para 21 de fevereiro e neste ano vai ser disputado com o time principal.
Em 2020, o Vitória montou um grupo de aspirantes para jogar o estadual, mas precisou desmontar a equipe ainda em março, em meio à crise financeira gerada pela pandemia do novo coronavírus. Crise essa que ainda gera reflexos na Toca e impediu a diretoria de formar uma nova equipe para a disputa do Baianão-2021.
“O Vitória não terá dois times este ano. Só terá um time, com uma comissão técnica. Redução de custos”, disse Paulo Carneiro, em entrevista à TV Bahia.
Um dos objetivos de usar um time de aspirantes no Campeonato Baiano era reduzir o número de jogos da equipe principal para ter jogadores mais inteiros fisicamente ao longo da temporada.
Além do estadual, o elenco rubro-negro terá pela frente ainda o Nordestão, a Copa do Brasil e a Série B do Brasileiro. Assim, o time vai entrar em campo, no mínimo, 56 vezes. À medida que avance nas competições, o número de jogos pode chegar até a 75.
Entre remanescentes da última temporada e jogadores que retornam de empréstimo, 31 atletas são esperados para a reapresentação na próxima segunda. A tendência, no entanto, é que esse número mude ao longo da semana porque alguns nomes devem ser negociados e mais jogadores da base vão ser promovidos ao time principal.
Por falar em empréstimo, nesta segunda, o Boletim Informativo Diário (BID) da CBF publicou o retorno de seis jogadores que estavam cedidos a outros clubes. São eles: Rodrigo Andrade, Eron, Gabriel Bispo, Nickson, Cedric e Wellisson.
Desses, quem teve melhor desempenho em 2020 foi o volante Gabriel Bispo, que conseguiu o acesso com o Juventude. Ele, inclusive, deve ser negociado com os gaúchos.
Quanto à chegada de reforços, o Vitória segue impossibilitado de registrar novos jogadores junto à CBF. O clube projeta quitar as dívidas que geraram o bloqueio ainda esta semana, mas até que isso seja feito, o time vai seguir sem trazer atletas de outras equipes.
Má impressão
Com o time principal de volta ao Campeonato Baiano, o Vitória tem a chance (e o dever) de apagar as más impressões deixadas nos últimos anos. Em 2020 e 2019 o Leão sequer conseguiu se classificar para o mata-mata do estadual. Sem contar que já são três anos seguidos assistindo ao maior rival levantar a taça.
A competição vai ser a primeira no calendário 2021. A estreia, contra o Unirb, está marcada para o próximo dia 21, no Estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas.
Entre a reapresentação e a estreia, serão duas semanas de trabalho sob o comando de Rodrigo Chagas. O treinador já tem a continuidade no cargo garantida e a renovação de contrato deve ser divulgada de maneira oficial nos próximos dias.
Na última temporada, Chagas foi o treinador com melhor desempenho entre os cinco que passaram pela toca. Ele alcançou um rendimento de 57%, com cinco triunfos, quatro empates e duas derrotas entre jogos como interino e efetivo.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes