Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CULTURA

Everton Ribeiro no Festival Negritudes: "ouvir, aprender e apoiar"

O meio-campista participou de uma roda de conversa sobre o racismo no meio do futebol

Marina Branco

Por Marina Branco

24/07/2025 - 17:34 h
Everton Ribeiro pelo Bahia
Everton Ribeiro pelo Bahia -

Salvador está sendo palco de inúmeras conversas sobre a cultura brasileira e negra nesta quinta-feira, 24, no Festival Negritudes Globo 2025. Entre os muitos famosos que participaram de palestras, rodas de conversa e fizeram apresentações artísticas, esteve Everton Ribeiro, jogador do Bahia que, como ele próprio disse, foi ao evento para "aprender sobre o que a negritude sente e vive".

O meio-campista participou do evento em uma roda sobre racismo no meio do futebol, e de todas asreflexões sobre racismo e representatividade que o envolveram, conversando com exclusividade com o Grupo A Tarde após o final da roda de conversa.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

Everton comentou sua responsabilidade enquanto pessoa branca e figura pública no combate ao racismo, valorizando a importância do evento e das falas negras que ganham palco nele.

"Estou muito feliz em estar aqui. Muito prazer em receber esse convite, estar aqui com essa rapazeada que eu sigo e me ensina muito. Acredito que mostrar apoio, ouvir, aprender sobre o que a negritude sente e vive é essencial", opinou.

"Às vezes passamos despercebidos por não vivermos esse dia a dia, por não sentirmos na pele o racismo. Mas, ao darmos ouvidos, apoiarmos e estarmos abertos a aprender, contribuímos para a transformação e para a construção de um mundo melhor para todos", completou.

Roda de conversa

No evento, Everton comentou sobre a postura de Vinicius Júnior no combate ao racismo no futebol, afirmando se orgulhar muito das ações do ex-Flamengo. "Temos o Vini Jr. combatendo o racismo, sendo muito enfático, não se esconde. A gente consegue conversar, ter uma ideia do que ele passa, do que ele sofre", afirmou.

"A gente viu ele chorando. E ver um menino chorando pelo que a torcida falou, pelo que eles fizeram, é triste ver que a sociedade não muda. E ver ele combatendo acaba chegando nos jogadores. A gente troca uma ideia, tento passar o que aprendo", explicou.

"É o momento da gente poder acolher, mostrar que está com ele. Eu mesmo não entendia. A gente vê muitas coisas dentro de campo e no estádio "liberadas". Mas com os jogadores apoiando, mostrando que está errado, essas pessoas podem se constranger, e a gente ter uma mudança de atitude e pensamento", completou.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

EC Bahia Everton Ribeiro negritude

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Everton Ribeiro pelo Bahia
Play

VÍDEO: Jogadores do Fortaleza se envolvem em briga com vizinhos

Everton Ribeiro pelo Bahia
Play

Cantor ou jogador? Caio Alexandre “dá canja” em festa de casamento no Rio

Everton Ribeiro pelo Bahia
Play

Prefeito de Serrinha é flagrado no Catar em final do Flamengo após 'viagem secreta'

Everton Ribeiro pelo Bahia
Play

Ex-UFC baiano desaparece após mergulho em rio

x