OPERAÇÃO PENALIDADE MÁXIMA
Ex-atacante do Vitória é banido para sempre do futebol pela Fifa
Atletas foram punidos por suspeita de envolvimento em manipulação de resultados

Por Da Redação

Três jogadores brasileiros foram banidos para sempre do futebol por conta do escândalo das apostas. Eles são suspeitos de manipulação de resultados em jogos do Campeonato Brasileiros e outros torneios, deflagrados na Operação Penalidade Máxima.
As punições haviam sido, inicialmente, impostas pelo Superior Tribunal da Justiça Desportiva (STJD) e foram ampliadas a nível mundial pela Fifa. Entre os atletas banidos, está o ex-atacante do Vitória, Ygor Catatau, além do meia Gabriel Tota e do goleiro Matheus Phillipe.
Em contrapartida, outros oito atletas foram punidos em escala mundial, mas sem banimento do futebol. São os casos de Jonathan Doin e Onitsali Moraes, afastados por 720 dias; Paulo Sérgio Marques Corrêa, André Luiz Guimarães Siqueira Junior e Mateus da Silva Duarte, afastados por 600 dias; Fernando José da Cunha Neto, Eduardo Baurermann e Kevin Lomónaco estão suspensos por 360 dias.
"Como resultado da colaboração exemplar com a Confederação Brasileira de Futebol e em conformidade com o artigo 70 do Código Disciplinar da Fifa, o presidente da Comissão Disciplinar da Fifa decidiu ampliar a âmbito mundial as ditas sanções", informou a Fifa.
As decisões começam a contar do dia em que foram condenados pelo STJD. Os jogadores ainda têm uma chance de recorrer da decisão da Fifa. Eles podem acionar o Tribunal Arbitral do Esportes (CAS, sigla em inglês).
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes