Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUNDIAL DE CLUBES

Experiência? Cinco jogadores do Fluminense já disputaram o Mundial

Marcelo é tetra do torneio, Ganso e Leo Fernándes já ficaram com o vice

Por Beatriz Amorim

13/12/2023 - 12:12 h
Fluminense na final da Libertadores
Fluminense na final da Libertadores -

Contando os dias para a sua estreia no Mundial de Clubes da Fifa, após ter vencido a primeira Libertadores da história, o Fluminense conta com a experiência de jogadores que, entre títulos e derrotas, já disputaram o torneio. O veterano Marcelo ganhou quatro vezes o troféu vestindo a camisa do Real Madrid, mas outros quatro atletas já participaram da competição. Os meias Ganso e Leo Fernández foram os que chegaram mais próximos, ficando com o vice, já o atacante Germán Cano e o volante Felipe Melo caíram nas semifinais.

Nesta edição, o tricolor carioca fará a sua estreia na segunda-feira, 15h, contra o Al-Ahly, do Egito, ou Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Em caso de classificação, o confronto tem grandes chances de ser contra o Manchester City de Guardiola, um velho conhecido de Marcelo e de Ganso.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Marcelo e o penta

Sendo o mais experiente do elenco, Marcelo venceu todas as quatro vezes em que disputou o torneio. Em 2014 enfrentou o San Lorenzo no Marrocos, onde derrotou a equipe sul-americana por um placar de 2x0, com gols de Gareth Bale e Sérgio Ramos.

Dois anos depois, o lateral voltou a levantar o troféu. Desta vez, a decisão foi contra o Kashima Antlers, do Japão, que jogava em casa e conseguiu segurar a equipe merengue até a prorrogação, quando Cristiano Ronaldo decidiu, fechando o placar em 4x2.

No ano seguinte, em 2017, a final foi contra um clube brasileiro, o Grêmio, que acabou sendo derrotado com um gol de falta de Cristiano Ronaldo. Nesta ocasião, o torneio aconteceu nos Emirados Árabes, mesmo local de 2018, quando Marcelo foi campeão novamente. Na semifinal, o lateral decidiu com duas assistências para Bale, já na final, a responsabilidade foi dividida, conquistando o troféu após vencer por 4x1.

Segunda colocação

O camisa 12 é o único campeão do elenco do Fluminense, mas Ganso, em 2011, e Leo Fernández, em 2020, chegaram perto. Junto com Neymar, o brasileiro venceu o Kashiwa Reysol, do Japão, na semifinal por 3 a 1, conquistando a vaga para a decisão, onde enfrentou o Barcelona de Lionel Messi e Guardiola. Na ocasião, os espanhóis venceram com tranquilidade, construindo um placar de 4x0, com dois gols do argentino.

O uruguaio Leo Fernández viu do banco de reservas o Tigres, do México, eliminar o Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul, nas quartas de final. Na sequência, sua equipe também venceu nas semis, desta vez contra o Palmeiras de Felipe Melo. Na decisão, a equipe mexicana foi derrotada pelo Bayern, que aplicou o placar mínimo e levou o troféu para a Alemanha.

Hora de mudar a história?

Peças importantes do título da Libertadores, German Cano e Felipe Melo não avançaram nas semis, o argentino ficou na terceira colocação em 2017, já o brasileiro sofreu com a 4ª posição em 2020, com o Palmeiras.

Ao enfrentar o Grêmio, ainda sendo jogador do Pachuca, Cano viu a sua equipe ser derrotada por 1x0 com um gol de Cebolinha. Na disputa de terceiro lugar, a equipe do craque levou a melhor contra o Al Jazira e conseguiu garantir a sua posição no top 3.

A campanha mais frustrante entre os jogadores do Flu é de Felipe Melo, que amarga uma quarta colocação ao ser derrotado nos dois jogos em que disputou pelo Palmeiras. Na semifinal, o camisa 30 viu a equipe alviverde perder para o Tigres, do México, pelo placar mínimo. Já na disputa do terceiro lugar, após um 0x0 no tempo regulamentar, o volante perdeu o pênalti decisivo, que deixou o Palmeiras na 4ª posição.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Fluminense Ganso German Cano libertadores Marcelo mundial Mundial de clubes MundialDeClubes

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Fluminense na final da Libertadores
Play

VÍDEO: torcedores do Santos invadem CT e protestam pós goleada sofrida

Fluminense na final da Libertadores
Play

Carille se irrita com jornalista após ser confundido com Carpini

Fluminense na final da Libertadores
Play

Assista lances de Kauê Furquim, a joia que o Bahia 'roubou' do Corinthians

Fluminense na final da Libertadores
Play

Vídeo: tiros interrompem jogo do Mundial Sub-20 de Polo Aquático em Salvador

x