FÓRMULA 1
F1, FIA e Mercedes condenam declaração de Piquet sobre Hamilton
Ex-piloto brasileiro se referiu repetidas vezes ao heptacampeão mundial como 'neguinho'
Por Da Redação
A declaração do ex-campeão mundial Nelson Piquet, em que ele usa uma palavra de cunho racista para se referir a Lewis Hamilton e que repercutiu na última semana foi condenada nesta terça-feira, 28, pela Fórmula 1, pela Federação Internacional de Automobilismo e pela Mercedes.
A fala de Piquet aconteceu em entrevista no ano passado, mas só viralizou recentemente. Na ocasião, ele comentou uma disputa entre Hamilton e Verstappen, que terminou com um acidente do holandês no GP da Inglaterra do ano passado.
“O ‘neguinho’ meteu o carro e não deixou [Verstappen passar]. […] O ‘neguinho’ deixou o carro, porque não tinha como passar dois carros naquela curva. […] O ‘neguinho’ fez de sacanagem”, diz Piquet na entrevista concedida em 3 de novembro de 2021.
Em um card divulgado nas redes sociais, a F1 se solidarizou ao heptacampeão mundial, reiterou a luta contra o racismo, mas preferiu não citar Piquet.
“Linguagem discriminatória ou racista é inaceitável de qualquer forma e não faz parte da sociedade. Lewis é um embaixador incrível do nosso esporte e merece respeito. Seus esforços incansáveis para aumentar a diversidade e a inclusão são uma lição para muitos e algo com o qual estamos comprometidos na F1″, diz em comunicado.
— Formula 1 (@F1) June 28, 2022
A Mercedes também se manifestou oficialmente sobre a linguagem usada por Piquet. “Condenamos nos termos mais fortes qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória de qualquer tipo. Lewis liderou os esforços do nosso esporte para combater o racismo e ele é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora das pistas. Juntos, compartilhamos a visão de um automobilismo diversificado e inclusivo, e este incidente destaca a importância fundamental de continuarmos lutando por um futuro melhor”, disse a equipe.
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) June 28, 2022
A FIA também repudiou a declaração. “Expressamos nossa solidariedade a Lewis Hamilton e apoiamos totalmente seu compromisso com a igualdade, diversidade e inclusão no esporte a motor”, falou a entidade.
The FIA strongly condemns any racist or discriminatory language and behaviour, which have no place in sport or wider society. We express our solidarity with @LewisHamilton and fully support his commitment to equality, diversity and inclusion in motor sport.
— FIA (@fia) June 28, 2022
Nas redes sociais, os fãs de Fórmula 1 de Lewis Hamilton pedem que Nelson Piquet seja banido do Paddock.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes