Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
15/01/2024 às 9:33 - há XX semanas | Autor: AFP

Favorito Haaland disputa com Messi e Mbappé prêmio The Best da Fifa

No feminino, a favorita é a espanhola Aitana Bonmatí, campeã do mundo

Haaland, Messi e Mbappe concorrem ao prêmio The Best
Haaland, Messi e Mbappe concorrem ao prêmio The Best -

Erling Haaland, que conquistou cinco títulos pelo Manchester City em 2023, parece bem posicionado para ganhar o prêmio The Best da Fifa de melhor jogador do ano em Londres, nesta segunda-feira, com Lionel Messi e Kylian Mbappé também competindo na categoria masculina.

Se há alguma dúvida entre os homens, o fator surpresa desaparece na premiação feminina, onde o prêmio parece reservado à espanhola Aitana Bonmatí, que conquistou a Copa do Mundo no ano passado com sua seleção e a Liga dos Campeões com o Barcelona.

O prêmio 'The Best', caso seja confirmada a vitória do norueguês na categoria masculina, poderá marcar o início de uma era de domínio de Haaland, de 23 anos, e do francês Mbappé, de 25, como a que teve uma longa hegemonia até recentemente de Messi e Cristiano Ronaldo.

O argentino, aos 36 anos, conquistou a última Bola de Ouro, para a qual contava a Copa do Mundo de 2022, no Catar, mas esse torneio já não está incluído nos méritos deste Fifa The Best, que o incluiu na sua edição anterior, vencida por Messi devido ao tricampeonato mundial da 'Albiceleste'.

Cinco títulos para Haaland

Em 2023, Haaland venceu a Liga dos Campeões da Europa e a Supercopa, a Premier League inglesa e a Copa da Inglaterra, e o Mundial de Clubes.

Além disso, foi eleito o melhor jogador do ano na Inglaterra e na Europa pela Uefa, sendo o artilheiro da Premier e da Champions.

Mbappé e Messi foram eliminados com o Paris Saint Germain nas oitavas de final da Liga dos Campeões e, embora tenham vencido a Liga Francesa com o PSG, à qual Messi somou a Leagues Cup Norte-Americanas com o Inter Miami, não parece que possam ofuscar o norueguês.

Messi ganhou sua oitava Bola de Ouro no ano passado, quando algumas vozes já clamavam para que o prêmio ficasse com Haaland.

Pep Guardiola, que este ano concorre ao The Best da Fifa como melhor técnico, e que treinou Messi no Barcelona e Haaland no City, foi taxativo quando a última Bola de Ouro ia ser entregue.

"A Bola de Ouro deveria ter duas seções, uma para Messi e outra para os demais. Haaland deveria vencer, sim, depois de marcar tantos gols", disse o catalão.

"Mas, claro, Messi, se você me perguntar qual foi sua pior temporada, ele seria melhor do que qualquer outro. Ambos merecem o prêmio", disse o técnico na época.

As dúvidas este ano são menores na premiação feminina tendo a espanhola Aitana Bonmatí, de 25 anos, vencedora da última Bola de Ouro, como favorita absoluta.

As outras duas finalistas são sua compatriota Jenni Hermoso, que também venceu a Copa do Mundo, e a colombiana Linda Caicedo.

A jovem jogadora do Real Madrid, de 18 anos, foi a estrela de seu time no bom desempenho na Copa do Mundo, onde a seleção sul-americana foi eliminada nas quartas de final pela Inglaterra.

Ederson e Guilherme Madruga finalistas

Além de Messi e Linda Caicedo, outros três jogadores sul-americanos podem ser premiados na cerimônia The Best, tendo sido incluídos entre os três finalistas em outras categorias.

Entre eles, dois brasileiros. Ederson, do Manchester City, concorre a melhor goleiro e Guilherme Madruga, do Botafogo-SP ao prêmio Puskas de melhor gol do ano, assim como o paraguaio Julio Enciso, do inglês Brighton.

O The Best é uma premiação instituída pela Fifa desde 2016 e nas sete edições anteriores, na categoria de melhor jogador da categoria masculina, Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Robert Lewandowski venceram, em duas ocasiões cada, além de Luka Modric.

No feminino, a espanhola Alexia Putellas, vencedora das duas últimas edições, é a que mais prêmios conquistou, com uma latino-americana entre as vencedoras, a brasileira Marta em 2018.

Assuntos relacionados

Aitana Bonmatí Erling Haaland FIFA Kylian Mbappé Lionel Messi the best

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Aitana Bonmatí Erling Haaland FIFA Kylian Mbappé Lionel Messi the best

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

Aitana Bonmatí Erling Haaland FIFA Kylian Mbappé Lionel Messi the best

Publicações Relacionadas

A tarde play
Haaland, Messi e Mbappe concorrem ao prêmio The Best
Play

Senadores acusam CBF de manipular uso do VAR: "Escandaloso"

Haaland, Messi e Mbappe concorrem ao prêmio The Best
Play

Mãe de Rafaelle fica "sem palavras" com realização de sonho da filha

Haaland, Messi e Mbappe concorrem ao prêmio The Best
Play

Torcedores são flagrados brigando no Barradão durante jogo do Vitória

Haaland, Messi e Mbappe concorrem ao prêmio The Best
Play

Torcedores do Fortaleza comemoram eliminação do Bahia; veja vídeo

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA