PROCESSADO
Fifa abre inquérito contra Luis Rubiales após “comportamento ofensivo”
Dirigente deu beijo forçado na atacante Jenni Hermoso na final da Copa do Mundo
Por Marcello Góis
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, 24, a Fifa informa que instaurou um processo contra o presidente da federação espanhola de futebol, Luis Rubiales. O órgão máximo do futebol mundial citou que devido a um “comportamento ofensivo”, o Comitê Disciplinar da entidade vai averiguar a situação em que o gestor deu um beijo forçado na boca da atacante Jenni Hermoso, durante a comemoração pela conquista da Copa do Mundo pela Espanha, no último domingo, 20, na Austrália.
“O Comitê Disciplinar da Fifa só fornecerá mais informações sobre estes processos disciplinares depois de emitir uma decisão final sobre o assunto. A Fifa reitera o seu compromisso inabalável de respeitar a integridade de todos os indivíduos e condena veementemente qualquer comportamento em contrário”, publicou o órgão no comunicado oficial.
Políticos espanhóis, artistas, dirigentes, e atletas ligados a outras modalidades se mostraram contra a atitude de Rubiales, exigindo punição. A pressão aumentou com a manifestação do sindicato mundial de atletas (Fifpro) e da Liga Espanhola de Futebol Feminino, que solicitaram a demissão do dirigente. Já Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha, teceu duras críticas a Luis Rubiales.
Inicialmente, Rubiales menosprezou o ocorrido e tratou o caso como uma demonstração de carinho em um momento de alegria. Após a repercussão negativa no mundo inteiro, publicou um vídeo nas redes sociais onde pediu desculpas a Jenni Hermoso. Mesmo com toda a pressão, Rubiales esboçou um pedido de demissão do cargo. A federação espanhola irá debater o caso em reunião extraordinária, marcada para esta sexta-feira, 25.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes