Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ESPORTES

Fisiculturista baiano tem dificuldade para bancar esporte

José Calasans Jr.

Por José Calasans Jr.

25/05/2015 - 11:57 h | Atualizada em 21/01/2021 - 0:00
Pablo Roma Silva Gonçalves de Alencar
Pablo Roma Silva Gonçalves de Alencar -

Pablo Roma Silva Gonçalves de Alencar, de 20 anos, é bicampeão estadual (2013-14) e atual campeão norte-nordeste de fisiculturismo, além de terceiro lugar na categoria juvenil (acima de 75kg) do Brasileiro e do Sul-Americano.

"Treino muito focado, de segunda a sábado, aqui na Academia Max Trainer (Rio Vermelho), com meu personal Fernando Bear, ouvindo hip-hop e rock pesado", diz, antes de completar: "Faço uma hora de musculação e 40 minutos de aeróbico, além dos outros 40 minutos de jejum, às 5h30, para perder gordura e 'secar'".

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A dieta de Pablo é composta por sete refeições por dia. "Por refeição, eu como 250 gramas de frango e 180 gramas de arroz integral, normalmente. Durante o dia, como também carne bovina magra, seis claras de ovos e duas gemas. Quando dá, como uma carne de peixe na mesma quantidade diária da carne de frango [1,3 kg], em substituição. Adoro uma tilápia", explica.

É tanta comida que, por semana, os pais de Pablo têm de desembolsar R$ 143 só para comprar uma caixa com 20 kg de peito de frango. "No total, gastamos uns R$ 1.500 por mês, só com a alimentação dele", diz a mãe de Pablo, Eleide Gonçalves, 51.

Sem patrocínio, Pablo se mantém no esporte apenas com a ajuda dos pais (Romenil Gonçalves, 51, e Eleide) - que não é suficiente. "Não pude ir ao Mundial, na Tailândia. As despesas com viagem e hospedagem são muito caras", lamentou.

Estudante de Direito e estagiário na Câmara Municipal, Pablo Gonçalves gosta de ficar em casa, onde "joga e vê muitos filmes no computador".

Dieta faz atleta perder 16 quilos pra competir

Pablo Alencar, que tem 1,76 m de altura, precisa comer muito (dieta hiperproteica) para manter a forma. O seu peso atual é de 90 kg, mas varia de 98 kg, o máximo, quando está fora das competições, a 82 kg, "seco", quando ele precisa estar pronto para disputar os torneios.

Ele tem 47 cm de braço, 70 de perna, 43 de panturrilha, 127 de peito e 42 de antebraço. Além de todo sofrimento para manter a dieta, o atleta sofre discriminação. "A gente sofre preconceito pelo simples fato de julgarem o atleta como sem cérebro".

Os principais ídolos do atleta no fisiculturismo são Jay Cutler, Kevin Levrone e Ronnie Coleman.

Imagem ilustrativa da imagem Fisiculturista baiano tem dificuldade para bancar esporte
| Foto: Eduardo Martins | Ag. A TARDE

Atleta come 20 kg de frango por semana (Foto: Eduardo Martins l Ag. A TARDE)

Talento no esporte é herança familiar

"Nasci aqui e sempre morei no Rio Vermelho. Sou filho de pais casados, juntos desde os 17 anos. Membro de uma família com vários jogadores de futebol. Fui jogador [amador] também, antes de ser fisiculturista", diz Pablo Alencar.

Bem sucedido nos esportes desde pequeno, o atleta foi campeão estadual de karatê aos dez anos e campeão estadual de judô aos 12. Além disso, praticou capoeira por seis anos. Saiu do futebol para a musculação por causa de uma lesão no joelho. Seu irmão, Romenil Alencar (foto), também é fisiculturista, mas em uma federação diferente "para evitar rivalidades".

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Pablo Roma Silva Gonçalves de Alencar
Play

Baiano brilha em documentário sobre seleção de futebol de cegos

Pablo Roma Silva Gonçalves de Alencar
Play

Chuva forte castiga gramado da Fonte Nova antes de jogo do Bahia

Pablo Roma Silva Gonçalves de Alencar
Play

Ex-Bahia vive temporada mágica e vira sensação em Israel

Pablo Roma Silva Gonçalves de Alencar
Play

Destaque da Série A enaltece Barradão: "Cantam do começo ao fim"

x