OFICIAL!
Thomas Tuchel será o técnico da Inglaterra a partir de 2025
Alemão vai substituir Gareth Southgate no comando do English team
Por AFP
O alemão Thomas Tuchel será o técnico da seleção da Inglaterra a partir de 1º de janeiro de 2025, anunciou nesta quarta-feira (16) a Federação Inglesa (FA) de Futebol em um comunicado.
O sucessor de Gareth Southgate, que comandou a seleção de 2016 a 2024, e de Lee Carsley, que permanecerá como interino até novembro, será o terceiro treinador estrangeiro da história da equipe da Inglaterra, depois do sueco Sven-Goran Eriksson (2001-2006) e do italiano Fabio Capello (2007-2012).
Tuchel assinou um contrato de 18 meses, até a conclusão da Copa do Mundo de 2026, que será organizada em conjunto por Canadá, México e Estados Unidos.
O treinador de 51 anos terá o inglês Anthony Barry como auxiliar, com quem já trabalhou em sua passagem pelo Bayern de Munique.
"A proposta chegou num momento totalmente adequado", declarou o alemão em sua apresentação em Wembley.
"Farei todo o possível para mostrar respeito a este cargo e a este país, o objetivo para os próximos 18 meses é o Mundial, nada mais, o mais importante do futebol", acrescentou.
Tuchel tem muito prestígio na Inglaterra. Ele comandou o Chelsea na conquista de três títulos em 2021 - Liga dos Campeões, Supercopa da Europa e Mundial de Clubes.
Além dos 'Blues' (2020-2022) e do Bayern (2023-2024), ele já dirigiu outros grandes clubes europeus como Borussia Dortmund (2015-2017) e Paris Saint-Germain (2018-2020).
"Estamos entusiasmados por termos contratado Thomas Tuchel, um dos melhores treinadores do mundo", afirmou o CEO da FA, Mark Bullingham, em um comunicado.
A Inglaterra sonha com um grande título desde a Copa do Mundo de 1966, disputada no país, e FA considera Tuchel o técnico adequado para acabar com a longa seca de conquistas, mas a entidade também foi criticada por não confiar em um técnico inglês.
"Estou muito orgulhoso de ter recebido a honra de liderar a seleção da Inglaterra", afirmou Tuchel no comunicado divulgado pela FA.
"Há muito tempo sinto uma conexão pessoal com o futebol deste país, e isso já me deu alguns momentos incríveis. Ter a oportunidade de representar a Inglaterra é um grande privilégio, e a oportunidade de trabalhar com esse grupo especial e talentoso de jogadores é muito emocionante", acrescentou o alemão.
A Inglaterra tem uma geração de jogadores de muito talento, liderada por Harry Kane e Jude Bellingham, além de Phil Foden, Cole Palmer, Trent Alexander-Arnold, entre outros.
Sob o comando de Southgate, a seleção inglesa foi semifinalista na Copa do Mundo de 2018 e eliminada nas quartas de final do Mundial de 2022, além de vice-campeã nas duas últimas edições da Eurocopa (2021 e 2024).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes