Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ESPORTES

Guy Peixoto supera Amarildo Rosa em eleição e é o novo presidente da CBB

Marcius Azevedo | Estadão Conteúdo

Por Marcius Azevedo | Estadão Conteúdo

10/03/2017 - 16:15 h | Atualizada em 19/11/2021 - 8:03

Guy Peixoto é o novo presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB). O ex-jogador de 55 anos, da chapa 'Transparência', derrotou o presidente da Federação do Paraná, Amarildo Rosa, 52, da chapa 'Bola na Cesta, Brasil!', na eleição desta sexta-feira, no auditório do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Rio. O empresário do ramo de logística venceu por 17 votos a 9, será o sucessor de Carlos Nunes e ficará no cargo até março de 2021.

Durante o pleito, que foi comandado pelo presidente da Federação do Acre, Atevaldo Santana, Amarildo tentou uma última cartada ao pedir impugnação da candidatura do rival, mas o pedido de sua advogada, Renata Araújo, que alegou débito trabalhista, foi negado.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Guy assumirá uma entidade que acumula dívida de pelo menos R$ 17 milhões. Suspensa pela Federação Internacional de Basquete (Fiba), a CBB está sem receber o repasse dos recursos do COB e do Ministério do Esporte e, com isso, tem atrasado salários, não tem pago vale-refeição nem depositado o FGTS dos funcionários.

Apoiado por ex-jogadores importantes como Marcel, Amaury Passos, Wlamir Marques e Marquinhos Abdalla, Guy pretende colocar em prática um plano emergencial de 100 dias, segundo explicou em entrevista à reportagem do Estado. "É um conjunto de ações emergenciais que julgamos essenciais para o nosso início de trabalho", afirmou.

O primeiro passo é negociar com a Fiba o fim da suspensão, que, por enquanto, vale até maio. Ele viaja na próxima semana à Suíça para tratar do assunto. Foi justamente o impasse para criação de uma força-tarefa proposta pela entidade internacional que fez Guy, então azarão, derrotar Amarildo.

Depois de uma reunião em fevereiro, em Zurique, apenas Guy não aceitou assinar o termo de compromisso exigido pela Fiba que, em termos gerais, iria diminuir o poder das federações. Amarildo, COB, Ministério do Esporte e Liga Nacional de Basquete concordaram.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Baiano brilha em documentário sobre seleção de futebol de cegos

Play

Chuva forte castiga gramado da Fonte Nova antes de jogo do Bahia

Play

Ex-Bahia vive temporada mágica e vira sensação em Israel

Play

Destaque da Série A enaltece Barradão: "Cantam do começo ao fim"

x