ESPORTES
Hamilton faz melhor tempo na 2ª sessão de treinos livres do GP da Arábia Saudita
Por AFP

Lewis Hamilton confirmou as expectativas em uma pista que teoricamente favorece as Mercedes, nesta sexta-feira, 3, ao dominar as duas sessões de treinos livres do Grande Prêmio da Arábia Saudita, no circuito urbano de Jeddah.
O britânico foi o mais rápido à tarde, com o tempo de 1 minuto, 29 segundos e 786 milésimos, e à noite, com 1,29:018, em condições semelhantes às que os pilotos encontrarão na classificação e na corrida, sábado, 4. e domigo, 5.
Hamilton terminou à frente de seu companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas, por 61 milésimos.
Not a bad way to spend a Friday, is it @ValtteriBottas? 😄#SaudiArabianGP 🇸🇦 #F1 pic.twitter.com/cFrREyaw04
— Formula 1 (@F1) December 3, 2021
Em terceiro ficou o francês Pierre Gasly (AlphaTauri), com 81, e em quarto, o holandês Max Verstappen (Red Bull), líder do Mundial, a 195.
As Alpine do espanhol Fernando Alonso e do francês Esteban Ocon, a Ferrari do espanhol Carlos Sainz Jr., a AlphaTauri do japonês Yuki Tsunoda, a Red Bull do mexicano Sergio Pérez e a Ferrari do monegasco Charles Leclerc completaram o Top 10 da segunda sessão de treinos livres.
É preciso considerar após esses resultados que a Mercedes usou pneus médios, menos rápidos a uma volta do que os macios de seus adversários, e com o tráfego intenso em uma pista estreita.
Manter sua vantagem na classificação de sábado (14h00) e na corrida de domingo (14h30) será crucial para que Hamilton evite que Verstappen conquiste o título mundial neste fim de semana.
Circuito com armadilhas
O holandês pode conquistar o seu primeiro título na principal categoria do automobilismo ao final desta prova, a 21ª de uma temporada com 22 corridas.
Para isso, ele precisa somar 18 pontos a mais em Jeddah para aumentar sua vantagem na classificação dos atuais 8 pontos para 26, e assim Hamilton não conseguiria mais superar essa diferença na última corrida da temporada, em Abu Dhabi (12 de dezembro).
Isso implica que o jovem holandês de 24 anos termine em primeiro ou segundo, algo bastante provável, e que Hamilton fique longe das primeiras posições, o que já parece menos viável.
Na teoria o novo circuito de Jeddah, que faz sua estreia no Mundial de Fórmula 1, parece muito favorável à Mercedes, já que embora tenha 27 curvas, não muito fechadas, a pista é muito rápida. Logo, a velocidade das 'Flechas Prateadas' parece uma grande vantagem.
O circuito também possui muros de proteção muito próximas à pista, de modo que as armadilhas se fazem presentes quando são atingidas altas velocidades.
Cientes dos riscos e do desconhecimento, todos foram muito cautelosos na primeira sessão de treinos.
Na segunda, os pilotos da Haas, Mick Schumacher e Nikita Mazepin, tiveram um contato.
E a cinco minutos do final, Leclerc girou em alta velocidade na volta de número 23, se chocando com as barreiras de segurança. O piloto saiu ileso, mas o carro sofreu vários danos.
Recebendo a Fórmula 1, assim como outros eventos esportivos e culturais nos últimos anos, a Arábia Saudita continua sua campanha para melhorar sua imagem internacional e tentar diversificar sua economia do petróleo.
Na opinião da Human Rights Watch, a Arábia Saudita usa este GP e os shows internacionais organizados paralelamente para "desviar a atenção das violações generalizadas dos direitos humanos", o que é denominado pelo termo inglês "sportwashing".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes