COPA DO MUNDO FEMININA
Inglaterra vence Dinamarca e garante classificação para as oitavas
Único gol da partida saiu dos pés da Lauren James ainda no início do primeiro tempo
Por Beatriz Amorim*
Em busca da classificação ainda na segunda rodada, a Inglaterra enfrentou na manhã desta sexta-feira, 28, a seleção da Dinamarca, no Sydney Football Stadium, na Austrália. Em uma partida marcada pelas ações defensivas, Lauren James foi o grande nome da equipe inglesa, que venceu por 1 a 0 e garantiu a vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo feminina 2023. As dinamarquesas ainda seguem com o sonho da vaga vivo e tentarão a classificação no próximo confronto, contra a seleção do Haiti.
O jogo
A Inglaterra entrou em campo mostrando a ofensividade esperada de uma seleção favorita ao título. Com maior posse de bola, não demorou para abrir o placar. Aos 6 minutos, Lauren James recebeu fora da grande área e finalizou com grande categoria, do início da meia lua, para marcar um golaço e abrir o placar.
Com o gol sofrido logo no início da partida, a Dinamarca não soube reagir e abriu ainda mais espaço para as inglesas, que dominaram. Aos 9, após cobrança de escanteio, Chloe Kelly arriscou uma bicicleta da pequena área, que subiu demais e passou por cima do gol defendido pela goleira Christensen. Aos 22, o marcador mostrava 81% da posse de bola para a atual campeã da Eurocopa feminina. Apesar de manter pouco a bola no pé, a Dinamarca soube se defender bem e anular algumas peças do ataque inglês, dificultando que elas ampliassem o placar.
A primeira grande chance da seleção dinamarquesa ocorreu em meados do primeiro tempo, quando pelo lado esquerdo, Rikke Medsen recebeu e invadiu a grande área, finalizando ao gol para a defesa da Mary Earps. Logo depois, teve a sua segunda oportunidade com Janni Thomsen, desta vez pelo lado direito, que completou para fora.
Próximo ao final do primeiro tempo, a Inglaterra precisou lidar com a saída de Keira Walsh, que sentiu dores no joelho após uma dividida e foi substituída por Laura Coombs. Apesar da melhor dinamarquesa nos minutos finais, nenhum lance foi verdadeiramente efetivo para alterar o placar, encerrando o primeiro tempo em vantagem inglesa.
No início da segunda etapa, as duas equipes mostraram dificuldade em criar grandes chances. A primeira chance inglesa de ampliar o placar saiu aos 11, quando Lauren James, autora do primeiro gol, fez grande jogada individual pelo lado esquerdo e finalizou, sendo interceptada pela zaga dinamarquesa e descolando um escanteio.
Para a Dinamarca, que estava conseguindo sobreviver na partida, a melhor chance da segunda etapa veio dos pés da Katrine Veje na ponta esquerda, em um cruzamento que foi direcionado para ângulo direito do gol e defendido pela goleia inglesa, mandando a bola para escanteio.
Próximo ao fim do do segundo tempo, a Inglaterra foi vacilante e abriu espaço para as dinamarquesas, que se aproximaram do empate com Amelie Vangsgaard, que recebeu livre dentro da pequena área e cabeceou na trave. Mas o placar de 1 a 0 foi mantido até o apito final.
Terceira rodada
Já classificadas, as inglesas entrarão em campo novamente na próxima terça-feira, 1º, contra a China, em busca de garantir o primeiro lugar do grupo D. A partida ocorrerá no Hindmarsh Stadium, às 8h (horário de Brasília).
A Dinamarca tentará a classificação contra o Haiti, estreante no mundial, que perdeu para a Inglaterra na primeira rodada. O confronto será, também, na terça-feira, às 8h, no Perth Rectangular Stadium.
*sob a supervisão de Daniel Genonadio
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes