ESPORTES
Ipatinga mira classificação em cima do Bahia

Sem Segundona à vista, sem os pontos que precisa e, agora, sem o apoio da torcida. Se não bastassem as carências dentro das quatro linhas no octogonal final da Série C do Campeonato Brasileiro, o Bahia acumulou nesta terça-feira mais uma dor de cabeça. O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) puniu o Tricolor com a perda do mando de oito jogos, em virtude da invasão do campo da Fonte Nova na partida ante o Ipatinga, realizada em 28 de outubro.
A punição inclui ainda a disputa dos jogos com portões fechados e multa de R$ 140 mil. A decisão não afeta o compromisso de domingo contra o Barueri, previamente marcado para Feira de Santana, pois a sentença só entra em vigor depois de cinco dias úteis.
No entanto, antes de jogar diante de sua torcida pela última vez este ano a punição continua a ser cumprida em 2007, pois restam apenas seis rodadas da Série C - , o Bahia pega de novo o Ipatinga, líder da fase final da competição, nesta quarta-feira, na casa do adversário. E, para não perder o costume no octogonal, o time coleciona mais um problema. Na verdade, são 12, o número exato de desfalques no elenco tricolor, entre jogadores suspensos e machucados.
Longe de ser a situação ideal, o número reduzido de opções, de certa forma, facilitou o trabalho do técnico Lula Pereira. Apenas duas dúvidas restavam até o treinamento da manhã desta terça: no meio-campo, André Pastor ou Danilo Rios para acompanhar Rodriguinho, que volta de suspensão? No ataque, Ednei ou Charles ao lado de Sorato? Em ambos os casos, as primeiras opções prevaleceram.
Com a equipe definida, o Bahia vai ao interior mineiro se agarrando no fio de esperança que ainda resta no Fazendão: engatar uma seqüência de bons resultados, conquistar ao menos cinco vitórias nos últimos seis jogos e evitar por mais um ano a Terceirona, o que já parece impossível para muitos torcedores.
Virtual classificado com 19 pontos ganhos, a somente três de garantir matematicamente a vaga na Série B, o líder Ipatinga não quer saber do inferno astral do Bahia. A equipe também terá desfalques: o atacante Joãozinho, suspenso, e o volante Jaílton, lesionado na virilha. Não contará ainda com o meia Walter Minhoca, ídolo maior da torcida mineira, que ainda precisa entrar em forma depois de se recuperar de contusão. No mais, vem com tudo para cima do Tricolor, a quem derrotou por 2 x 0 no primeiro turno do octogonal, exatamente na partida que causou a interdição da Fonte Nova.
Se confirmar o retrospecto, o líder da Série C deve fazer o Bahia cumprir tabela na rodada. Dos oito jogos que disputou na fase final, os mineiros venceram seis, empataram um e perderam outro aproveitamento de 79%. Já para o Bahia, na penúltima colocação, a realidade é adversa. O time venceu apenas dois de seus oito jogos, empatou um e foi derrotado por cinco vezes. Resultado: somente 29% dos pontos aproveitados, e mais um ano no porão da Série C batendo nos portões do Fazendão.
IPATINGA X BAHIA
Campeonato Brasileiro Série C
Fase Final 9ª rodada
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Horário: 19h30 (da Bahia)
Árbitro: Jamir Carlos Garcez (DF)
Assistentes: Nilson Alves Carrijo (DF) e César Augusto Vaz (DF)
Ipatinga
Rodrigo Posso, Luizinho, Henrique, Mateus e Léo Oliveira; Anderson Tôto, Leandro Salino, Charles e Everton; Diego Silva e Luisinho Paulista Técnico: Alexandre Barroso
Bahia
Darci, Luciano Baiano, Pereira, Laerte e Peris; Guilherme, Leandro Leite, Rodriguinho e André Pastor; Ednei e Sorato
Técnico: Lula Pereira